Não foi a melhor das corridas da temporada, algo já tradicional em um circuito com curvas longas de média e alta velocidade, mas o GP da Espanha ao menos foi bom para o campeonato. Nico Rosberg, coincidentemente ou não, na primeira vez no ano em que contou com a companhia da esposa, Vivian, se livrou dos pequenos erros que vinham minando suas performances até aqui e foi perfeito para vencer.
Um momento crucial para esta vitória – que também vem em boa hora no campeonato, às vésperas de Mônaco, onde venceu nos últimos dois anos – foi o fato do alemão ter conseguido fazer o melhor tempo na primeira tentativa do Q3. Com a confiança de estar na frente, carimbou a pole. E, na largada, manteve-se na frente. Daí em diante, ajudado pelo ‘escudeiro’ Vettel, que comprometeu a primeira parte da prova de Hamilton, abriu a vantagem que lhe daria a tranquilidade para o resto da prova.
Vantagem essa, inclusive, que impressionou a todos. Quando já começava a circular no paddock o boato de que a Mercedes estaria segurando o ritmo de propósito de forma a controlar a aproximação da Ferrari, ao mesmo tempo em que escapava das críticas por ter um domínio que torna a temporada chata, eles voltaram a demonstrar sua força, com Rosberg cruzando a 45s de Vettel, na mesma estratégia, e Hamilton, com uma parada a mais, conseguindo uma vantagem de quase 28s.
Isso, em um circuito tido como aquele que ‘entrega’ quem tem o melhor carro. Tanto pelas curvas de alta velocidade dos dois primeiros setores, quanto pela última parte, mais travada. E foi o rendimento nesse último setor que preocupou a Ferrari. “Não podemos ignorar que estávamos levando 0s5 só nessa parte da pista”, reconheceu Arrivabene, culpando a tração do carro.
Porém, mesmo com as evidências apontando para a falha do extenso pacote trazido a Barcelona, o time se nega a jogar a toalha. Arrivabene disse que era esperado “um salto, mas foi dado um passo”. Mesmo assim, garante que “ainda que os resultados na pista mostrem o contrário, os números demonstram uma evolução. Só precisamos entender o que aconteceu nesse final de semana.”
O time italiano sustenta que este foi um final de semana atípico, no qual o rendimento dos pneus foi difícil de entender. Mas outros times não confirmaram isso. Massa assegurou que correu tudo normalmente e disse acreditar que a diferença vista para a Ferrari em Montmeló – Bottas chegou a apenas 13s8 de Vettel – surpreendeu, mas apenas no sentido de ter demonstrado que, ainda que a Williams tenha levado poucas novidades à Espanha, elas foram mais efetivas que o pacote da Ferrari.
Do lado de Felipe Nasr, foi mais uma corrida de aprendizado, como ele mesmo frisou na entrevista à mídia brasileira após a prova. O piloto até se surpreendeu com o desempenho da Sauber com os pneus duros, todavia frisou que, por continuar basicamente com o mesmo carro da Austrália, espera dias difíceis pela frente.
32 Comments
Acho que a melhora da Ferrari e a vontade de que a Mercedes tenha adversários no mesmo nível, somado a vitória de Vettel, fez com que pensássemos que equipe italiana tinha alcançado a alemã. A distância diminuiu e a Mercedes tem que fazer sua estratégia tomando cuidado com a Ferrari. Já a Ferrari, em algumas situações pode até bater um carro dos alemães, mas vencer a corrida está mais complicado porque a Mercedes está mais atenta aos italianos.
A Mercedes não tem mais a diferença do ano passado, em que corriam ignorando a concorrência, mas ainda tem o melhor conjunto. Mesmo que a Ferrari venha ganhar alguma prova, não acredito que vão passar a Mercedes.
Sei não,a impressão que dá,é de uma mercedes escondendo ainda mais a sua superioridade,fico imaginando Nikki lauda e Toto Wolff rachando de rir nas reunioes,depois de ouvir a ferrari dizer que ta chegando perto.
Hamilton,no segundo stint,com pneus medios,de cara baixou em 3 seg a melhor volta ate aquele momento.
O novo ciclo sera da Mercedes por pelo menos 4 ou cinco anos como a história vem demonstrando nos últimos tempos.
Música abaixo virou parada de sucesso na boca de Alonso e Button.
É!
Cansei já não dá mais
Meu F-1 pisou demais
Prá frente é que se anda
A vida leva e traz…
A paz que eu quero ter
Tão longe de você
Eu sei que vai ser duro
Mas tenho que esquecer…
Vou jogar fora no lixo
Vou jogar fora no lixo
Jogar fora no li
Ih Ih Ih Xo!…(2x)
Sandra de Sá – Joga essa m… Fora:
https://www.youtube.com/watch?v=e8Beea8pn9Q
Show de besteirol…
Galvão de novo tomou a pílula errada. Em vez de tomar a pílula para antes de dormir, ele tomou sua pílula do dia. Ele ficou confuso e não sabia o que estava dizendo. Eu sugiro que da próxima vez ele tome a medicação correta antes de narrar Formula Um, e que também mude de médico.
45,3 segundos na mesma estratéga é outra categoria!!!
Pois é, quase 1 segundo por volta.
posso estar errado mas acho que se a Ferrari tivesse marcado a estrategia do Hamilton parando o Vettel logo em seguida da segunda parada do ingles poderia ter garantido o segundo lugar.
Ju, visto esta diferença no Gp da Espanha, ainda existe esperanças para uma aproximação maior da Ferrari? Como bem dito, parece que a Mercedes sempre tem uma carta na manga para toda aproximação da Ferrari.
Essa vitoria do Rosberg vem em bom momento ja que em Monaco ele surge como favorito,se confirmar o favoritismo pode animar um pouco mais o campeonato,ainda que não seja um rival a altura pro Hamilton no restante da temporada. Ja Hamilton mostrou que so sente bem mesmo andando na frente,mais pra trás um pouco a choradeira começa,como se acha o melhor piloto do mundo o problema sempre é o carro,o vento,os adversarios…nunca é com ele.
A impressão que tive é de que a Ferrari se perdeu em meio a tantas atualizações no carro. Com muitas coisas a testar e pouco tempo de pista, fica mais complicado avaliar o que realmente ajudou o carro a progredir e o que tem de ser descartado. Tanto que Räikkönen desistiu das atualizações e voltou a usar o set up utilizado até o GP do Bahrein. Eles terão agora dois dias de testes para avaliar tudo com mais calma.
Ju,
Ivo falou de rumores que se distanciou da Mercedes porque a FIA “apertou” o controle de fluxo de combustível. Mudou alguma coisa no fluxometro?
Perfeito. Falarei mais sobre isso durante a semana.
Assiti a corrida a noite pelo SporTV, ja sabia do resultado. Julianne, como vc analisa o pau resultado das Toro Rosso, é falta de rendimento em ritmo de corrida ou falta de experiência da dupla de pilotos? Minha sensação é da segunda hipótese, acho que um piloto mais seguro ao volante daqueles carros traria mais pontos pra casa.
Já era esperado que eles caíssem na corrida. O ritmo não é bom e o motor é fraco demais para se defender posição.
Eu estava torcendo por mais uma vitória do Lewis, claro. Mas gostei do resultado da corrida. Com o Lewi sna pista algum espetáculo sempre pode aparecer. E desta vez não foi diferente. A conversa dele com o engenheiro sobre ser ou não possível é o divisor entre pilotos de verdade e pilotos medíocres, que estão na F1 pelo marketing e não pelo esporte.
Parabéns ao Nico pelo FDS perfeito. Mereceu cada ponto que conquistou. Parabéns aos Lewis por ser o Lewis, o melhor piloto pós Senna. Parabéns ao Vettel por ter pilotado no limite.
Lewis = 88% de aproveitamento
Por falar em “se perder”, está cada vez mais vergonhosa, pobre e fora da realidade a narração da F1 pelos dois trios brasileiros. O Galvão não sabe nem quem são os pilotos. O Hamilton passou pelo Kimi e o Galvão precisou de 4 voltar pra perceber. Até então estava achando que o Hamilton havia ultrapassado o Vettel.
Dificilmente algum fã novato da F1 teria condições de debater com quem está nessa a mais tempo devido à péssima qualidade informativa de quem cobre a F1 no Brasil. E, por outro lado, muitos desistiram da F1 por causa do Galvão, do Lito e de todo o lixo que sai nos blogs e na imprensa em geral sobre o esporte.
A F1 não está no nível que deveria. Mas quem a cobre está num nível muito mais baixo que ela.
Concordo 100% com vc. Eu nao moro no Brasil, e aqui assisto pela RDS-Canada…nao dá nem pra comparar a narraçao…primeiro pelos conhecimentos técnicos e informaçoes solidas e realistas. Sempre agregando conhecimento aos fans…nao desinformaçao e uma enchurrads de asneiras que o Galvao fala.
Lembrei desse vídeo antigo do Piquet falando isso que vc falou agora…
https://www.youtube.com/watch?v=M4p3SEj_MT4
olhando o ritmo de Hamiltom no segundo stint deu a entender que Hamiltom foi impedido de ganhar a prova a Mercedes não quer que Hamiltom ganhe todas as provas para o bem do campeonato, já a ferrari tem que se preocupar com a Williams porque não vão chegar esse ano nem no outro 2017 vai ser outro regulamento.
Pensei a mesma coisa….deram a vitória pro Rosberg só pra nao perder publico. Ficou muito ridiculo o pedido pro Lewis se conformar com o 2° lugar.
Lembrando que Vettel segurou Hamilton e o próprio inglês disse que ignorou as ordens de equipe.
Toda vez q a Pirelli levar os pneus duros para o FDS será essa surra da Mercedes na Ferrari. A diferença só é gritante quando os italianos colocam cascos duros.
O abismo só apareceu depois que Vettel e Rosberg foram pra última parada.
O carro da Ferrari, já disse dezenas de vezes, não consegue aquecer os pneus adequadamente como os alemães. Os pneus duros são difíceis de aquecer. Sorte do Vettel eh q será um pneu pouco usado durante o ano. Nas corridas sem os duros, especialmente se o asfalto estiver quente, os italianos vão se aproximar de novo. Em condições normais, em minha opinião, a Ferrari eh a favorita para o Canadá se a tarde estiver bem ensolarada.
Lewis num pegaria rosberg e nem passaria depois do ultimo stint …ele fez jogo de sena ali pq passou 32 voltas atras de vettel em um carro mas lento e num passou como iria tirar 20s e ainda passar numa pista q quem anda atras sofre bastante… Fez sena pro publico só isso.
Eu havia dito aqui mesmo, logo após o GP da Malásia que nada mudava sobre a expectativa de passeio das Mercedes. Sepang era exceção, e talvez isso ocorra em um ou outro GP nesta temporada. Mas o campeão(na verdade tricampeão) e o vice serão da Mercedes. Resta apenas ver quais serão os números e se haverá disputa até o fim entre os pilotos das Flechas de Prata.
Quanto à vitória do Rosberg, creio que o principal fator foi Hamilton bobear na largada e permitir a ultrapassagem de Vettel, e com isso perdeu tempo atrás do piloto da Ferrari.
Eu havia dito aqui mesmo, logo após o GP da Malásia que nada mudava sobre a expectativa de passeio das Mercedes. Sepang era exceção, e talvez isso ocorra em um ou outro GP nesta temporada. Mas o campeão(na verdade tricampeão) e o vice serão pilotos da Mercedes. Resta apenas ver quais serão os números e se haverá disputa até o fim entre os pilotos das Flechas de Prata.
Quanto à vitória do Rosberg, creio que o principal fator foi Hamilton bobear na largada e permitir a ultrapassagem de Vettel, e com isso perdeu tempo atrás do piloto da Ferrari.
Alonso fez uma grande besteira ter saido da ferrari, com o talento que possui aposto que estaria liderando o campeonato com esta ferrari.
Kkkkkkkkkkkkk é alonso num é deus naum calma 45s a ferrari chega atras e alonso liderava o campeonato era pra ele ter uns 30 pontos com a mclarem então . cada um ver o q quer mesmo.
Ta de brincation with me?
Ja que ele é tão pica das galaxias assim, porque não chega pelo menos nos pontos com e McLaren? Porque pra tirar 1 segundo por volta e liderar o campeonato, da no mesmo e tirar 1 segundo e marcar pontos… ou não?
É incrível ver que, para alguns fãs de Alonso, o mesmo sempre pode ser campeão no carro onde não está.
ele só corre bem no carro que não esta foi perfeito sua analise, e na mclarem pra pontuar so em monaco q ninguém passa ninguém ou numa corrida q tenha muitas quebras dos oponentes
A ferrari de 2012 era muito inferior a redbull e a mclaren, se comparada com a pequena diferença entre mercedes e ferrari hoje, na epoca a diferença era absurda e alonso tirou no braço para liderar o campeonato, dai eu acredito no talento superior de alonso que ele tiraria esta diferença pequena. Com esta mclaren horrivel que só é melhor que a manor marussia, nem senna arrancaria um ponto.
É facil criticar os outros, difícil é encarar a realidade que alonso é o melhor piloto dp grid, se não fosse ron dennis nunca iria engolir ele e nem pagar o melhor salário.
Alonso com essa ferrari estaria atras da williams de Bottas, teve um carro vencedor em 2010 e 2012 e perdeu para o super campeão Vettel.
O problema da Ferrari não foram as atualizações, e sim a FIA estar mais rigorosa com o fluxo de combustível… Da pra ver claramente na queda de rendimento também das Saubers… A Ferrari pelo jeito tinha dado um “pulo do gato” nessa parte do motor… Vamos ver se com os tokens restantes ela consegue uma mudança significativa!