“Como está o combustível do outro carro?”, questionou Nico Rosberg nas últimas voltas do GP da Austrália. “Não posso te dar essa informação”, respondeu o engenheiro, Tony Ross.
Essa será uma dura realidade com a qual o alemão já devia ter se acostumado: as restrições à comunicação via rádio. Piloto estudioso e atento aos mínimos detalhes, Rosberg por diversas vezes demonstrou apoiar sua maneira de disputar as corridas baseando-se nas informações passadas pelo engenheiro. E a proibição da comunicação livre, que começou em Cingapura e vem ficando cada vez mais clara desde então, o atinge diretamente na briga com Hamilton.
Ainda mais se o quadro da Austrália se mostrar o padrão da temporada. Com os pneus mais duros e os carros mais estáveis nessa segunda geração do regulamento dos motores híbridos V6 e aerodinâmica restrita, o desgaste perde força enquanto fator que pode fazer diferença na briga direta. É uma perda importante, uma vez que é algo que pode ser observado pelo piloto que vem atrás, que percebe se há mais ou menos desgaste pelas linhas que o rival consegue adotar.
Tendo o mesmo carro – e portanto, as mesmas armas em termos de equipamento – que o companheiro, resta a Rosberg apostar no menor consumo de combustível para bater Hamilton. Mas como ele vai saber se pode usar essa arma se não tiver informação?
O próprio Rosberg reconhece a dificuldade. “Esperava que meu companheiro tivesse menos gasolina do que eu no final da corrida, então eu poderia ir mais rápido para atacar. Perguntei ao meu engenheiro a situação do combustível, mas ele não tinha permissão para responder. Se eu soubesse que Lewis estava economizando, seria uma motivação a mais. Sem resposta, me restou acelerar tudo e torcer para que ele tivesse gasto mais do que eu. Mas estávamos com o mesmo volume”, explicou logo após o GP da Austrália.
A questão é que Hamilton tende a consumir menos combustível que Rosberg, devido a seu estilo de pilotagem, uma vez que consegue carregar mais velocidade nas curvas e precisa de menos reaceleração. E isso explica como o inglês, mesmo indo à frente, ‘de cara para o vento’, conseguiu equilibrar o consumo com o companheiro. É como se o ciclista que enfrenta a subida na frente chegasse no topo da montanha com tanto gás quanto quem pegou seu vácuo.
Essa tendência de Hamilton consumir menos combustível é preocupante mesmo quando Rosberg conseguir largar à frente. Pois o inglês terá a vantagem de estar atrás e, como já consome naturalmente menos, teria mais chances de pelo menos pressionar o alemão do que na situação inversa.
Está claro que é nesse quesito que Rosberg tem de trabalhar. E é um ponto em que é possível um piloto evoluir, vide o trabalho que o próprio Hamilton fez em 2013 para chegar onde está agora. Garantindo-se na pista, quem sabe o alemão desiste de pedir ao engenheiro algo que simplesmente não faz mais parte do jogo.
44 Comments
Bela avaliação Ju.
Acho que o ponto forte do Rosberg em relação ao Hamilton , sempre foi a classificação.
Mas na australia mesmo foi um diferença grande.
Vai ter que trabalhar duro para bater um piloto com um nitido talento superior.
Ali ele errou a primeira volta e o Hamilton estava muito inspirado. O problema é que, mesmo quando largou na frente, teve dificuldade em se manter em primeiro. Essa é a grande questão para Rosberg.
Hamilton está batendo o Rosberg onde supostamente ele deveria levar vantagem em cima do inglês, ou seja, poupando gasolina e equipamento. Logo o inglês considerado por muitos como destruidor de equipamento e comedor de borracha.
Rosberg vai ter que se superar pra conseguir bater o inglês esse ano, impossível não é Button ja mostrou que dá , mas essa tarefa está ficando cada dia mais difícil com a evolução do inglês.
Acho que o W06 “casou” perfeitamente com o estilo do Hamilton. E tem ainda um “agravante” de que em termos de acerto, desde a metade da temporada-2014 o Hamilton tem se mostrado mais bem sucedido que o Rosberg. O Hamilton desde o primeiro treino-livre se preocupa em preparar o carro pro domingo. Hoje além da velocidade, o Hamilton também adquiriu conhecimento para deixar o seu formula bem-afiado para as provas dominicais. Por isto, acho difícil (não impossível) o Rosberg acompanhar o Lewis na luta pelo mundial.
Ju, o grande problema em classificação do Hamilton até ano passado estava nos freios, li em algum post que para esse ano parece ter resolvido o problema, você sabe de algo ??
Não vi ele comentando sobre os freios. Onde você viu isso?
RESPOSTA: Não pode, esquece é inferior, só pode superá-lo se o Hamilton quebrar ou largar muito atrás dele. Em condições perfeitas e iguais como foi na Austrália, esquece.
Já era, Rosberg não tem talento para superar Hamilton.
Oi Julianne.
Hamilton é bem mais piloto que o ótimo Rosberg, mas acho muito cedo para descartar o alemão monegasco de imediato como muitos já o fazem. Nao seria prudente. Foi-se somente uma corrida.
Dizem que Nico será o Webber de Hamilton. Para mim o poliglota Nico é até melhor que Webber, ainda que nao mereça no curriculum multi-títulos.
SDS
A real é q o Hamilton, depois de 2014 e da classificaçãe corrida no Albert Park, já derrotou o Rosberg mentalmente. Saca? Got his mind. E o psicológico conta muito na f1 como vcs sabem. Então resumindo: o campeonato já acabou. Não quero ser estraga prazeres, mas é como se fosse o USA no basquete. Se mandarem o time principal, não há disputa pela medalha de ouro. Resta disputar da prata pra baixo…
Gostei do comparativo…é bem isso mesmo.
Também acho Hamilton bem mais piloto, mas seria prudente esperar. Ninguém esperava que Button, um piloto do nível do Rosberg, pudesse derrotá-lo na Mclaren. E é sempre bom lembrar que Nicole Scherzinger e ele não estão mais namorando. E a gente sabe que Hamilton tende a misturar vida particular e profissional.
Mas a resposta é obvia. O Rosberg nao tem braço pro Lewis. Simples…ano passado as corridas que ele ganhou foi por causa de quebras, tirando monaco (nao dá pra ultrapassar) e interlagos (nao valeria a pena forçar uma ultrapassagem, bater e perder o mundial).
Lewis é mais piloto que o Rosberg…e isso vai ficar cada vez mais ser evidente.
Abrçs
Ju, corremos o “risco” de ver Hamilton vencendo ainda mais provas este ano?
Alguém acreditaria depois do GP da Espanha do ano passado que a campeonato iria até a última prova? Ou mesmo que Ricciardo venceria 3? Vamos esperar…
Button e Hamilton disputaram 3 temporadas juntos e o Button perdeu em duas e levou uma, sendo que o Hamilton naquele anos estava passando por um inferno astral. Como o Button mostrou que táva pra ganhar do Hamilton?
Acho que você mesmo matou parte da charada. Aquele Hamilton batido por Button não é o mesmo de hoje.
Que entretanto,
Não tira os méritos do Button…
Concordo, se pegar as desgraças que aconteceram com o carro do Hamilton não dá para comparar o desempenho. Só batidas se não me engano foram 7.
pelo menos essa questão da comunicação rendeu uma piadinha da turma da transmissão do sporTV
– “como está o carro da Hamilton?”
– “tá bem bonito, o verde combinou com o prateado, tá ótimo visto daqui”
Julianne e apaixonados,
Ahhh Rosberginho, Rosberginho de Belém, espero que esse ano seja igual ao ano passado, pois, se você não estivesse lá, as corridas iriam ser enfadonhas e chatas (eita lelê, já são), só que seriam mais enfadonhas.
Para equilibrar o “trem”, o alemãozinho poderia ganhar este ano, pois, é muito legal ver o Hamilton constestado, ficando bravinho, desconfortável, falando até em conspiração.
Ano passado o Rosberg mostrou tanta velocidade quanto o Hamilton mas foi nas brigas diretas que tiveram foi que o alemão fraquejou como aconteceu em Spa,Monza,Suzuka e Austin. Tem que aprender a lidar com a pressão de liderar uma corrida ou nao ser tão afoito quando atacar,so equilibrando essas situações é que vai poder ser campeão.
Rosberg é o cara mais frio e chato do grid, torço para que ele não ganhe bem uma corrida, mas acho que a mercedes da privilégios para o moreninho, toto e lauda nunca esconderam isto. Também gostaria muito de ver alonso e hamilton numa revanche é o sonho de muitos acredito.
Tu tá de sacanagem ou isso foi uma piada? A Mercedes dando privilégio pro Lewis? Uma equipe alemã dando vantagem para um INGLÊS negro? Que você chama “moreninho”. O Hamilton está na frente porque é muito mais piloto que o Rosberg e estando a Mercedes na frente do holofotes ficaria feio na foto privilegiar o Niko.
Hamilton vence 13 rosberg 4 vettel 1 e massa 1
Não ganha nunca mais depois da equipe poder escolher o Hamilton como P1 desde o incidente em SPA, ficou muito claro isso, não tem nada de pressão, apenas a direção da equipe pôde assumir sua preferência numa determinação expressa do presidente da montadora (imagina como eles são e ainda mais quando viram uma possibilidade de algo dar errado, e imagine o “pito” no “encantado”). Teve pressão o ano todo sobre o Rosberg até a corrida de SPA e ele estava na frente, do nada, parou de vencer…..”hamilton ganha mais do que você…”
jackson tascher
“Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay”
Tudo o que não queremos é teoria conspiratória, mas a F1 e teorias conspiratórias existem desde sempre. Que Hamilton é um piloto melhor do que Rosberg, ninguem duvida, assim como ninguem tem dúvidas também que o inglês tem mais apelo mercadológico do que o alemão, além da legião de fãs espalhados por esse mundão.
Por outro lado favorecer um piloto, também pode ser um tiro no pé e um anti-marketing para a marca Mercedes.
Liberar a briga e deixar acontecer o que aconteceu em Spa ano passado, não é visto com bons olhos pela direção da equipe, mas é isso que o fã de F1 quer ver. Não faria sentido, se houvessem rivais, mas como não existem e nesse momento Ferrari, Williams e Red Bull estão muito distantes, preferimos que liberem a briga entre os dois.
Mas para isso, o Rosberg tem que, conforme o post da Ju, achar uma saída. Uma carta na manga, para poder usar contra o cada vez mais confiante, Hamilton. A evolução do Hamilton como piloto é nítida. Manteve o seu arrojo de início de carreira na F1, mas não comete mais erros bizarros.
É cedo ainda e faltam 18 corridas, mas o Rosberg tem que tentar começar a vencer essa parada no sábado e forçar o desgaste do 44 andando em seu vácuo.
O talento superior do Hamilton é bem claro e real. E o Lewis cada vez mais ganha confiança e maturidade de pilotagem. Acho muito dificil o Rosberg chegar no Lewis. Tirando qualquer quebra ou corridas “bizarras”. Veremos Hamilton levantando o caneco no lugar mais alto do pódio…eheheheh
Entendo os anti-hamilton, que agora viraram torcedores do Nico Absorvente de Cabeça….kkkkkkk
abrs
A sorte de Hamilton é que alonso não esta no lugar de rosberg, queria ver ele ser campeão com alonso como companheiro.
Hamilton peitou Alonso sendo um estreante em 2007 e foi pau a pau imagina hoje Hamilton bem mas apurado e experiente comeria o ripijonas facim facim
O que me leva a crer que Vs senhoria começou a assistir corridas ontem. Hamilton já dividiu equipe com o espanhol. Hamilton era estreante e deu um pau no espano. Que aquelas alturas, na década passada, já era bi campeão!!!
Na verdade eu queria que fosse Lewis e Alonso na Merc. Ai sim teriamos uma repetiçao de SennaXProst ou de 2007 com os dois mais maduros e experientes.
Abrçs
Bem ponderada a sua postagem Kro Alex! O Hamilton éh notadamente, mais piloto. Más o Rosberg deu mostras no ano passado, que há sim “armas” para vencer o Hamilton. Só que, após a FIA banir a comunicação de radio (Instruções do engenheiro para o piloto), notadamente o Rosberguinho “parou” de ser competitivo! E segundo postagem feita por colegas neste blog, os volantes do W06 tem também regulagens que os seus pilotos poderão determinar durante uma volta ou na corrida. Com isto, eu vejo a vida do Rosberg bem complicada este ano.
Hamilton é mais piloto, mas enquanto o carro da Mercedes for neutro, perfeito como é, Rosberg pode sonhar, afinal suas debilidades são mascaradas pelo equipamento, somando-se a isso o fato da disputa ficar restrita entre os prateados, consequentemente, com a equipe deixando a disputa aberta…mas acredito que a Honda ainda esse ano chegará para incomodar…
Acho que a mclaren pode dar trabalho a manor marussia se ela correr.
Pois é cara, falando nisso, a Manor foi pra Sepang? Programaram o motor será?
elton acho que ele vão correr sim, e tem tudo para andar mais que a mclaren ja que esta equipado com um motor ferrari.
Mas parece que é motor Ferrari do ano passado. Uma draga.
Os japoneses não brincam em serviço…aguardemos.
Eu acredito na capacidade dos japas, mas o problema é a limitação dos tokens que a honda tem, apenas oito.
Acho que este ano vai ser um ano de pesadelos para alonso e button.
Eu acredito na capacidade dos japas, mas o problema é a limitação dos tokens que a honda tem, apenas oito.
Acho que este ano vai ser um ano de pesadelos para alonso e button.
Aucam vc resolveu tirar um ano sabadico?
Meu caro Marcelo: definitivamente, agora sou apenas leitor dos magníficos textos da Julianne e dos competentes comentários dos leitores, os seus incluídos. Muito melhor assim.
Forte abraço.
Pq um piloto que sabe que não pode receber essa informação faria esse tipo de pergunta? Isso não pode ter sido um código previamente combinado?
Ex: A equipe respondeu “Não posso te dar essa informação” significa que Hamilton tem a mesma quantidade de combustível q Rosberg.
Se tivesse respondido “Infelizmente não posso te dar essa informação” significa que Hamilton tem mais combustível.
Se tivesse respondido “Não tenho autorização pra lhe informar isso” significa q Rosberg tem mais combustivel.
Estou vendo muita teoria da conspiração ou isso tem realmente acontecido na F1?
Essa questão foi levantada na época em que as restrições foram impostas e a FIA disse que ficaria de olho. De qualquer forma, o comportamento de Rosberg na corrida da Austrália indica que ele realmente apostava que Lewis estava consumindo menos.
Sinceramente Ju, isso não é possivel