F1 Dados dos treinos dão a medida do domínio de Vettel na China - Julianne Cerasoli Skip to content

Dados dos treinos dão a medida do domínio de Vettel na China

Observando os números dos treinos de hoje, nem dá mais para falar em Red Bull. É Sebastian Vettel quem aparece solitário na liderança de qualquer ângulo que se olhe. Seja em velocidade de classficação pura, seja nas saídas mais carregadas com pneus macios ou duros, o líder do campeonato mostra sua superioridade nestes treinos livres para o GP da China.

Basta dizer que o stint que o alemão fez com pneus duros no início da segunda bateria de treinos foi melhor que o de Button com macios ao final da sessão.

Os que chegaram mais próximos de Vettel (com duros) na sequência com pneus macios foram Webber e Massa, ainda que a degradação da Ferrari pareça mais acentuada.

Vettel Webber Massa
1:44.959 1:44.172 1:43.738
1:44.194 1:43.509 1:44.033
1:43.753 1:49.368 1:43.873
1:44.687 1:44.254 1:43.834
1:44.493 1:43.750 1:43.780
1:44.462 1:43.641 1:44.275
1:44.231 1:43.545 1:44.923
1:44.160 1:42.730 1:44.729
1:44.186 1:43.453 1:45.046
1:43.956 1:43.211
1:44.062 1:43.243
1:43.795 1:43.652
1:43.837
1:43.297
1:44.006
1:44.084
1:43.824

Ambos os pilotos da McLaren se mostraram perdidos com o acerto do carro após a introdução de um novo assoalho e escapamento, cena que se repetiu algumas vezes no ano passado. Resta saber se, desta vez, a equipe vai voltar à versão anterior ou bancar as alterações.

A equipe só tem o stint de Button com pneus macios para trabalhar, uma vez que Hamilton danificou seu jogo na simulação de classificação.

Cenário parecido é o da Ferrari, devido ao problema hidráulico que tirou Fernando Alonso de boa parte do treino de hoje. O espanhol não chegou a fazer sequer uma simulação de classificação, ainda o calcanhar-de-Aquiles do time.

As duas rodadas de Heidfeld também em nada ajudaram a Renault, ainda que o alemão tenha conseguido completar 25 voltas no segundo treino. Inclusive, seu stint com pneus macios foi comparável com o de Rosberg e Button que, em média, esteve a 1s de Vettel nas simulações de corrida.

http://youtu.be/6jRg8aZxh20?hd=1

Button Heidfeld Rosberg
1:45.115 1:44.759 1:44.530
1:44.702 1:44.444 1:44.707
1:44.641 1:44.361 1:44.561
1:44.797 1:44.461 1:44.544
1:44.408 1:44.927 1: 44.730
1:44.161 1:44.849 1:44.879
1:45.526 1:44.833
1:44.676 1:44.974

Após stints com voltas passando os 1min45, Rubens Barrichello tem motivos de sobra para estar desanimado com sua Williams. O pacote de mudanças estreado pelo brasileiro, assim como o da McLaren, não surtiu o efeito desejado e pode-se esperar outro final de semana complicado.

Quem estreou – e bem – novidades no carro foi a Force India, que parece ter se aproximado da Toro Rosso, e a Hispania, que classificou-se com ambos os carros à frente da Virgin – Liuzzi fez apenas três voltas, e mesmo assim ficou à frente de Glock (que teve problemas de motor) e d’Ambrosio.

Classificação da segunda sessão de treinos livres do GP da China

Piloto Carrro Tempo Dif. Nº da volta Voltas
1 Vettel Red Bull 1’37.688 3/3 34
2 Hamilton McLaren 1’37.854 0.166 1/1 22
3 Button McLaren 1’37.935 0.247 1/3 31
4 Rosberg Mercedes 1’37.943 0.255 1/1 34
5 Schumacher Mercedes 1’38.105 0.417 1/1 29
6 Massa Ferrari 1’38.507 0.819 1/3 36
7 Sutil Force India 1’38.735 1.047 1/3 35
8 Heidfeld Renault 1’38.805 1.117 2/2 25
9 Petrov Renault 1’38.859 1.171 3/3 31
10 Webber Red Bul 1’39.327 1.639 1/2 33
11 Kobayashi Sauber 1’39.538 1.850 1/2 33
12 Maldonado Williams 1’39.667 1.979 1/3 37
13 Buemi Toro Rosso 1’39.771 2.083 1/3 18
14 Alonso Ferrari 1’39.779 2.091 1/3 17
15 Alguersuari Toro Rosso 1’39.828 2.140 1/3 25
16 Barrichello Williams 1’39.925 2.237 1/3 32
17 Perez Sauber 1’39.953 2.265 1/3 30
18 Kovalainen Lotus 1’40.476 2.788 2/3 30
19 Trulli Lotus 1’41.482 3.794 3/3 32
20 Karthikeyan HRT 1’42.902 5.214 1/3 25
21 Liuzzi HRT 1’43.850 6.162 1/1 3
22 d’Ambrosio Virgin 1’44.008 6.320 2/4 35
23 Glock Virgin 1’44.747 7.059 3/3 12
24 Di Resta Force India No time

6 Comments

  1. A fase de Vettel é mt boa, vemos que suas voltas, apesar das mutações do pneu, demonstram regularidade, o mesmo não podendo se falar de Webber. A sensação que fica da RBR, é o fato de colocarem em prática o potencial não apresentando em 2010, por problemas de confiabilidade. A distância de Webber, artificial ou não, contribuem para o passeio do alemão. Resta saber se os adversários conseguirão se aproximar, como em 2010. Teoricamente, e momentaneamente, o maior rival de Vettel, tem atraído todos os problemas imagináveis! Coincidência? Um fato interessante, parece que os carros mais estáveis, conseguirem suas melhores voltas, não na primeira passagem, mas no final dos stints, como aconteceu com a RBR de Vettel e as Renault. Sinal que pela pilotagem, ou pelo carro, conseguem maximizar os Pirelli, que teoricamente são melhores na primeira volta.

  2. Somente lendo este blog temos a dimensão desse domínio.

    Os outros órgãos de informação insistem em colocar a McLaren como muito próxima à RedBull, sendo que na verdade, a impressão que se tem é de que Vettel, até o momento, não precisou de dar máximo do seu bólido.

    Analisando os dados acima, sem chuva ou quebras/acidentes, prevejo outro final de semana de felicidade para o Alemão.

    • Rogério, quebraste a cara…acontece. Por isso, preferi aguardar a prova. Nunca descarte a McLaren assim…

      • Will, por mais que a Mclaren tenha ganhado, e isso foi bom para o campeonato, não nos enganemos, pois Hamilton ganhou apenas por um erro de estratégia da RBR. Como podemos ver, o carro dos touros é tão superior, que se tivéssemos mais 4 ou 5 voltas, Webber ultrapassaria Vettel e Hamilton, pelo tanto que vinha virando mais rápido, mesmo com três paradas. Mesmo com pneus mais gastos, e sem KERS, Vettel chegou a apenas 2,5 segundos de Hamilton, ao passo que Massa, que estava mt próximo de Vettel, terminou a quase 20 segundos, ou seja mesmo com pneus deteriorados, a RBR, perde mt pouco. A Mclaren evoluiu, mas essa vitória, se olharmos friamente, veio mais por erro de cálculo, do que por falta de performance. Este intervalo trará muitas novidades, mas a recuperação de Webber, demonstra mt bem quem ainda está mt acima.

  3. E a asa nova que só o alonso vai testar? vamos ver se vai prestar pra alguma coisa


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