F1 O que deu errado para Massa na Ferrari - Julianne Cerasoli Skip to content

A corrida decisiva para Massa na Ferrari

O GP da China de 10 anos atrás foi daqueles em que Jenson Button soube ler melhor do que ninguém as mudanças da pista em um dia de alternância de pista molhada e seca e venceu com a McLaren. Mas não foi só isso. Aquela corrida de Xangai seria decisiva negativamente para a carreira de Felipe Massa na Ferrari. E não foi por nada que ele tenha feito na pista. Talvez, sim, pelo que não fez.

Contratação de Alonso foi sinal de alerta para Massa na Ferrari

Aqui vale a pena o pano de fundo: Massa foi o melhor piloto da Ferrari em 2008, quando quase foi campeão, e em 2009 até o acidente da Hungria que o tirou do resto do campeonato. Mesmo assim, a Ferrari foi atrás de Alonso – e Alonso foi atrás da Ferrari – a ponto de Kimi Raikkonen ser demitido para abrir espaço para o espanhol.

Massa, porém, chegou à China, quarta etapa da temporada 2010, como líder do campeonato. Tinha, afinal, voltado bem depois do grave acidente de 2009. Seu companheiro recém-chegado na Ferrari, Fernando Alonso, era o segundo, dois pontos atrás. Mas a Scuderia não se adaptou tão bem ao circuito de Xangai e Alonso se classificou em terceiro. Massa, em sétimo.

Uma corrida sob medida para Button

Com a pista bastante fria e nuvens carregadas, a corrida prometia ser complicada. Alonso pulou na ponta na largada mas logo começou a chover, e o espanhol foi um dos que correu para os boxes – aproveitando um Safety Car acionado na primeira volta por conta de um acidente – para colocar pneus intermediários. Rosberg, Button e as duas Renault ficaram na pista.

Logo ficaria claro que Alonso tinha queimado a largada e ele foi punido, caindo para fora da zona de pontos. Por um erro seu, ele foi parar atrás de Massa.

A chuva não caiu de vez – na verdade, diminuiu bastante – então os pilotos que estavam com os pneus intermediários começaram a ter dificuldades e os que não pararam, abriram vantagem. Nesse cenário difícil, Lewis Hamilton, com a McLaren, foi abrindo caminho no meio do pelotão, enquanto seu companheiro Button liderava.

O inglês sempre teve como sua grande qualidade não apenas saber ler bem mudanças nas condições de pista, mas a capacidade de seguir com pneus de pista seca mesmo quando ela começava a ficar úmida. E aquele domingo em Xangai, logo em uma de suas primeiras corridas pela McLaren, seria uma prova disso.

Como Alonso testou seu poder

Quando a chuva apertou e o Safety Car foi chamado à pista, Alonso já tinha encostado em Massa e a Ferrari preferiu chamar os dois juntos ao box. Quando fez a primeira parada, Massa espalhou na brita na entrada do box, então tomou mais cuidado da segunda vez. Alonso viu a brecha e o passou por dentro, poucos metros antes de ter de ligar o limitador de velocidade.

Após a prova, o chefe Stefano Domenicali disse que foi apenas um “incidente de corrida” e que o time só tinha visto o que tinha acontecido depois, pela TV. Difícil explicar, portanto, como os pneus certos foram colocados no carro de Alonso, não é verdade?

Além de ser ultrapassado, Massa teve de esperar a parada de Alonso enquanto quase todo o pelotão estava nos boxes, perdendo muito tempo. O brasileiro terminou a corrida em nono e Alonso chegaria em quarto, superando as duas Red Bull, algo que parecia pouco provável após o erro inicial.

Lá na frente, Button lucrou com sua decisão inicial de não parar no final da primeira volta e venceu, ainda que tenha sido perseguido por Hamilton, com pneus mais novos, nos giros finais. O inglês chegou a 1s5 do compatriota, com Nico Rosberg em terceiro com a Mercedes.

O estrago já estava feito para Massa na Ferrari

Após a prova, Massa cobrou uma posição mais enérgica de Domenicali, que teria lhe dito que, da próxima vez, a situação se inverteria. O brasileiro mal sabia que Alonso já pressionava fortemente o chefe, cobrando tratamento preferencial e justificando que só não estava na frente de Massa por um problema no câmbio da Ferrari na Malásia (que acabou sendo decisivo para aquele campeonato).

Do lado de Massa, qual foi a próxima prova em que o tal “favor” da China poderia ser retribuído. O GP da Alemanha de 2010…

3 Comments

  1. O Massa começou a perder espaço na Ferrari na estréia da temporada no Bahrein. Quando não espalhou pra cima do espanhol na curva 1 depois da largada. E acabou chegando em segundo.
    Massa achou que seria igual ao Raikkonen. Que os dois se respeitavam muito. E principalmente respeitavam a posição de pista. Alonso sempre quis ser nr 1 em todas as equipes que passou. E assumiu rapidamente a posição de destaque na Ferrari.

  2. Cara Julianne,
    Primeiro lugar o famoso GP da Alemanha 2010. Se Massa ignorasse as ordens, ou ainda melhor, mandasse os “caras” à merda o que aconteceria? Seria enquadrado pela Ferrari como Rubim. Mas, o que se seguiu foi um enquadramento. Fernandito mandava e desmandava nas equipes por onde passou.
    Faltou, na minha opinião, fazer xixi no poste. Marcar território num ambiente selvagem. Deu no que deu.
    Aproveitando. Estou adorando o detestável Alonsito ser detestado por todos nesta fase de sua decadente carreira.
    Gostaria de uma análise sua sobre a trajetória dele.
    Como se perdeu no jogo por conta de seu incrível pedantismo.
    Desde já, agradeço.
    Luiz

  3. A carreira de Massa pode ser definida em duas fases distintas.
    Uma antes e outra depois da chegada de Alonso na Ferrari em 2010.


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