F1 Esqueçam a pouca idade de Verstappen - Julianne Cerasoli Skip to content

Esqueçam a pouca idade de Verstappen

Crédito: James Moy
Crédito: James Moy

A dupla formada por Max Verstappen e Carlos Sainz Jr na Toro Rosso pode impressionar pela pouca idade, mas os dois dão um banho nos pilotos com os quais a Manor-Marussia vai começar a temporada. E isso preocupa.

A própria situação da equipe está longe do ideal. Chegam a Melbourne com estrutura reduzida, carro ‘remendado’ de 2014 e sem nenhum teste. Fiquei intrigada quando li matérias colocando de maneira positiva o fato do investidor Stephen Fitzpatrick ter “40 milhões de libras para gastar”. Não seria esse o mesmo valor que, há seis anos, Max Mosley tentou emplacar como o teto orçamentário, ideia que foi ridicularizada na época? Não foi esse valor que atraiu justamente a Manor, junto de Caterham e HRT em 2010, e provou ser irreal de lá para cá haja vista que só uma delas sobrevive?

Pois bem. A equipe chega aos trancos e barrancos para a primeira prova porque o pagamento de seu prêmio pela nona colocação no mundial – conquistada por Jules Bianchi com aquela heroica corrida em Mônaco – depende disso. E o mundo da F1, ou pelo menos a parte interessada, aplaude porque precisa de carros no grid de qualquer jeito.

Então domingo largarão, muito provavelmente na última fila e com a grande preocupação de se segurar na pista sem atrapalhar ninguém, Will Stevens e Roberto Merhi. Sim, no lugar deles eu também aceitaria ter a chance da vida. Quem não? A questão não é essa.

Verstappen pode chamar a atenção pela idade, mas fez intensa preparação desde setembro do ano passado e foi o terceiro que mais andou na pré-temporada, com 2834km. Isso sem contar que a Red Bull possui um simulador, algo de que os pilotos da Manor nem passam perto.

Carlos Sainz também andou bastante, 2700km, foi o sexto da lista, e tem uma experiência bem maior que Verstappen na F-1, tendo começado a testar em 2013 e chegando a andar por Toro Rosso e Red Bull em uma mesma bateria destinada a jovens pilotos.

Tudo isso, claro, é permitido pela estrutura do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull. Quem não tem acesso a isso e nem tem um planejamento tão cuidadoso como Felipe Nasr, que talvez pudesse ter apressado sua chegada à F-1, mas escolheu o caminho de se tornar piloto efetivo de testes antes disso, fica à mercê das oportunidades.

As consequências de todo o cenário levam Stevens a começar essa temporada com um teste e uma prova pela Caterham na bagagem. Já Marhi tem três sessões de treinos livres de experiência.

Resta torcer para que Stevens e Merhi deem conta do recado. Ambos vêm da World Series. O primeiro tem apenas 5 vitórias em sete anos nos monopostos, já o segundo dificultou a vida do próprio Sainz na luta pelo título do ano passado. E quem não se lembra da bronca de Fernando Alonso quando encontrou o inglês pelo caminho no GP de Abu Dhabi? “Quem é esse?”, perguntou o espanhol. “O cara novo”, respondeu seu engenheiro Andrea Stella. “Ele tem muito a aprender, muito”, suspirou o piloto. E a Caterham do ano passado, carro pilotado por Stevens na ocasião, deve ser mais competitiva do que a encrenca que eles vão ter pela frente.

24 Comments

  1. Querida Julianne, concordo com tudinho que você expôs. Acrescento e ressalto, ainda, que Verstappen demonstrou muita consistência nos testes da pré-temporada, não cometendo erros. Aliás, eu ponho muito mais fichas no Verstappinho do que no Sainz Jr. O holandês, pelo que tem demonstrado até aqui, vai surpreender, não obstante sua pouca experiência. Mas ele tem uma coisa importantíssima: talento. E talento para mim é mais importante que sua pouca idade, até porque todos exaltam a sua precoce maturidade. Sainz Jr. também merece atenção.

  2. Julianne o que acontecesse caso a equipe nao consiga se classificar dentro dos 107% exigido pelo regulamento ? porque certamente é o que parece que vai acontecer e nao somente uma vez

    • A FIA pode definir se eles entram no grid ou não, é uma análise por vezes subjetiva, ainda que ajude bastante se eles conseguirem fazer voltas dentro dos 107% em outras sessões.

      • Se a Manor não alinhar no grid, conta como participação do GP? No sentido de poder receber o dinheiro pela classificação do campeonato passado.

        • Acredito que sim

  3. Coadjuvantes podem decidir corridas, fato.

  4. O simulador da Manor-Marussia é um Playstation.
    Playstation III.

  5. inacreditável. Se alguma coisa acontecer algo e alguém se machucar vai ser difícil arranjar uma explicação.

  6. É verdade que o que estão a ponto de fazer Merhi e Stevens é de uma temeridade sem limites. Eles só vão conhecer a caranga esta semana. Mais bem, é uma carroça remendada o que vão conhecer, que nem se sabe se vai poder andar por não ter feito treinos. Sei lá, acho que a comissão de pilotos deveria servir para isso, ou alguma comissão da FIA, mas eles estão muito ocupados vetando as cores dos capacetes. Esperemos que não aconteça nada.

    Agora bem, ambos são pilotos. Merhi esteve brigando com Sainz até al última prova. e ganhou 3 etapas, sendo que Stevens também ganhou 2. Assim que estarão devendo por causa do equipamento, mas em igualdade de condições acho que plantariam cara aos dois pilotos da Toro Rosso.

    Quando perguntaram para o Nasr o que pensava sobre o Verstapinho, ele disse: “Se ele fosse tão bom, deveria ter sido campeão”… Sobre o Verstapinho ficam minhas duvidas. Assisti boa parte do camepeonato da F3 europeia o ano passado e lembro mais ele levando que passando os outros, e cometendo varias pifias que custaram posições. Agora tenho que considerar que não vi as corridas de Spa y a de Nuremberg em Junho (tambpem me perdi a de Julho), e verstapinho enlançou 6 vitorias ao fio em Junho para com 10 vitorias ser o maior vencedor do ano (foram 11 etapas com 3 provas em cada uma. Ocon levou 9 e Blonqvist 6).

    Os erros Aucam, um piloto rápido e arrojado como verstapinho é o que queremos, mas no seu primer ano pode cometer muitos erros. Vou apostar minhas fichas no Sainz. Ai nos vamos falando.

    • Bruz, a grosso modo Max Verstappen está saindo do kart para a F 1. Não cometeu erros em seus testes da pré-temporada e andou forte para o carro que tinha em mãos. Marko ficou deveras impressionado ao vê-lo pilotar na chuva, o que foi decisivo para que ele escolhesse o holandês. Se tem uma coisa que eu respeito é o faro do Dr. Helmut Marko, ex-piloto de F 1 e ex-piloto de Porsche 917 (vencedor das 24 de Le Mans em 1971 com esse carro impressionante, que é um dos maiores ícones do automobilismo). Até aqui Marko não se equivocou: Vettel, Ricciardo e Kvyat. Vergne e Buemi (campeão mundial do WEC) são bons valores também, que foram selecionados por ele. Além do mais, Marko tem acesso às telemetrias das equipes (coisa que nós não temos) e sabe interpretá-las. Ninguém é infalível, mas o Dr. Marko ostenta fortes credenciais, como vemos. E tem o “feeling” do ponto de vista de ex-piloto de carros muito poderosos. Conviveu de perto com Jochen Rindt, um talento fora-de-série, de quem foi grande amigo. Na temporada passada, em treinos, fiquei impressionado com o controle do carro que Max Verstappen exibiu, recuperando-o espetacularmente em algumas vezes em que ele lhe saiu das mãos, por andar forte. Já com Carlos Sainz Jr. , Marko foi mais hesitante, demorou a confirmá-lo. Nas vezes em que eu tive oportunidade de ver Max pilotando, ele me impressionou. Espero que Verstappinho confirme todas as expectativas favoráveis que criou em muitíssimos aficionados, e a sua pouca idade é apenas um detalhe.

      Quanto à declaração (eu não a li) de Nasr sobre Max Verstappen, o brasileiro teve uma recaída? “Se ele fosse tão bom, deveria ter sido campeão” – Nasr foi campeão da GP 2, depois de três anos competindo? Além do que, Verstappen não fez sequer a temporada inteira. Nasr deveria ser mais prudente e observar o comportamento de Emerson Fittipaldi, que sempre foi de uma sobriedade, comedimento e bom senso diretamente proporcionais à sua grandeza. Não gosto desse aspecto de Nasr. Para quem – como eu – foi “educado” pela humildade sempre presente de Emerson, certas declarações de Nasr me causam perplexidade. E se ele – Nasr – sucumbir a Verstappen em duelos?

      Grande abraço, Bruz, e reflita sobre esses pontos.

      • Aucam, peço desculpas. Me embananei com as entrevistas. O Nasr foi comedido na sua resposta sobre Verstappen. Ele disse “Que se o pessoal que o contratou pensa que esta pronto. Debe ser porque esta pronto. não ve nada mal nisso”.
        Quem disse “que se ele fosse tão bom, deveria ter sido campeão” foi o Merhi. peço muita desculpa sobretudo ao piloto.

        Sobre Verstappen. Não nego que o cara é muito bom, mas como todo piloto muito bom e arrojado que procura os limites, comete erros, alguns catalogados como barbeiragen por quem não conhece da coisa.
        Eu tive a oportunidade de assistir por streaming em 2014 mais ou menos a mitade das provas de “FIA F3 Europea”, e vi ele cometer muitos erros por arrojo o por ser otimista demais. Um dos maiores foi justamente sobre Ocon numa das largadas no Red Bull Ring. Pode assistir colocando no google “Ocon vs Verstappen”, onde podera ver também uma das melhores ultrapassagens sobre a ferinha Ocon. Não ha duvida que o cara é diferenciado, mas é muito bocudo também, e como vc bem sabe, comparto com vc a admiração pelo Fittipaldi pela sua nobreza e humildade (Falando do mestre Emerson. Vc sabia que o Pietro vai na F3 Europeia este ano?? Vai ver e da o pulo de Verstapinho também).

        Voltando ao Max, veja este link com resumo da sua performance. Da para percever como foi bom esse campeonato de 2014 na F3.
        Max Verstappen Highlights And Overtakes
        https://www.youtube.com/watch?v=kbJL5Vdr6Yw

        Mas eu insisto na quantia de erros que eu vi cometer, sobretudo no final quando já estava sinalado pela Red Bull.
        Deixa eu ir no Sainz Jr, nada melhor que variabilidade dos gostos para curtir mais o esta por vir. Aceitarei minha derrota, mas vou tirar sarro se o Sainz resulta melhor que Max.

        Grande Abraço meu velho

          • Bruz amigo velho de guerra, estou com o tempo escasso no momento, mas vou ver na íntegra o link que você postou sobre o Ocon, e retornarei aqui ou mais à frente com comentários sobre ele. Muitíssimo obrigado pelo envio.

        • Fico feliz de saber que Nasr não teve uma recaída. Fico feliz também com a declaração dele sobre Verstappinho, dentro do padrão que se espera de alguém que quer ser grande em TODOS os sentidos. Não se penitencie pelo equívoco, Bruz, isso acontece com qualquer um.

          Quanto ao Max Verstappen, na minha opinião O MELHOR PARÂMETRO para AFERIR e ATESTAR o talento dele é A EXCELÊNCIA DE OCON. Vou ver este e o outro vídeo abaixo e voltarei com comentários depois. Ambos têm potencial para voos ALTÍSSIMOS na Fórmula 1. O Verstappinho e o Ocon tem o estilo de tocada que você e eu apreciamos: fortíssima, aguerrida e apimentada. Nenhum dos dois faz aquele tipo abominável de “cozinheiro de galos em banho-maria”. Vão pra cima. Gratíssimo pelo envio do vídeo.

          • Sim meu caro, Ocon é do tipo Vettel. Rapidíssimo e comete poucos erros. Pula na frente e CREU!!. Vamos a ver como se desenvolve numa media ART na GP3.
            Eu sei que com esse video do melhor do Verstappen vc vai pular y vai ver que bom é o cara sobretudo na forte defesa, ao ponto de ser comparado com Ayrton. É forte no corpo a corpo e gosta de revidar. Mas como o grande Ayrton, comete erros na procura dos limites. por isso não foi o campeão e por isso acho que ficará por baixo da regularidade do Sainz.

            Voltando ao video-resumo, tem cada pega impressionante e largadas de dar susto com estas ferinhas recem chegadas do Kart. Insisto que devemos ficar de olho no Blomqvist que sempre andou no meio do pelotão e se arreglou para ficar de segundo e ainda não sei onde vai correr. Importante seguir essas categorias de ascenso para conhecer quem logo logo vai estar com Ricciardo, Vettel e Hamilton.
            Não deixe de ver esse do verstapinho.

  7. Ih, Julianne, se o Van Der Garde souber do seu texto, vai usar como argumentação na disputa judicial contra a Sauber, hein?

    Porque a argumentação da equipe de risco de vida se o Giedo estiver guiando um F1 esse ano é mais do que furada…

  8. Julianne, acabei de saber da decisão da corte australiana a favor do Giedo.

    Então o grid de 20 pilotos foi reaberto, pois agora a Sauber vai ter que descascar esse abacaxi e definir, entre Nasr e Ericsson, quem vai sentar no carro. Imagino que o burburinho de bastidores deve estar ferrenho… o que dizem suas fontes?

    Abs

  9. Overbooking na Sauber. . .

    • Hehe, vou dar uma sugestão para a Sauber, Aucam, kkkk: no meio da corrida arrumam uma parada providencial para o piloto ir ao banheiro, quando voltar, kkkk, Van Der Garde termina a prova, kkkk enquanto o principal assisti desolado do toalete, kkkk. Ps: overbooking não é um caso para os tribunais, e sim para a ANAC, kkkk

      • Hahahahaha, é verdade, Wagner, só rindo dessa situação, hahaha!!! Um caso para a ANAC. . . rsrsrs. . . Quero ver quem vai sentar no lado da janela. . .

    • Pois é. Este mundo do pilotiticamente correto faz tempó que tá um saco. Só o mundo da Petrobras é correto. Agora as caixinhas estão compreendidas na lei, e minha fatura da luz com aumento de 200% entra na normalidade para tapar o buraco.
      Parabens Vandergardo… Quem que é esse cara??

  10. Respondendo à sua pergunta, caro Bruz, de uma coisa eu tenho certeza: não é o pobre Valsecchi. . . que levou uma revoltante pernada!

    • Pois é Aucam (Americo Ulises Campion???). O Van der levou apenas um despido de uma temporada para a outra, mas o Valsecchi tinha que ter tomado essa lotus depois de Raikkonen ter jogado as luvas. A fina de contas ele era terceiro piloto e tinha colocado grana no pedaço.
      Tudo para que o outro porcão ficase no ridiculo (nem vale a pena mencionar seu nome).

  11. Esse moleque da foto é feio em


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui