F1 Expectativa é de lavada - Julianne Cerasoli Skip to content

Expectativa é de lavada

Que tempos são esses, Mercedes? (Crédito: www.jamesmoy.com)
Que tempos são esses, Mercedes? (Crédito: www.jamesmoy.com)

Se a temporada será uma lavada ainda maior para a Mercedes, ainda é cedo para prever, especialmente com o desenvolvimento das unidades de potência ao longo da temporada. Mas a evolução demonstrada pelos carros desta pré-temporada é impressionante. Enquanto a pole position do GP da Espanha de 2014 foi 1m25.232s, Nico Rosberg fechou os testes com o melhor tempo em 1m22.792s.

Essa melhora – que vem, prioritariamente, da unidade de potência em si e de sua interação com o carro – ajuda a explicar o tamanho do desafio da Honda. Por mais que tenha se aproveitado das informações dos rivais, nada substitui a experiência de pista. Não por acaso, vimos os japoneses enfrentando uma série de dificuldades e rodando lentos, indicando que ainda não se sentem confortáveis para andar com seu motor na potência máxima.

Isso deve ser um problema sério para a McLaren, uma vez que a limitação de quatro motores por temporada prioriza uma abordagem mais conservadora de quem não está confiante em relação à confiabilidade.

Não é o caso da Mercedes, que revelou ter usado apenas um motor durante toda a pré-temporada. E olha que eles rodaram mais de 6.000km, o que significa que estão mais do que preparados para enfrentar a nova regra: os motores terão de durar entre 3.400 e 3.500km em 2015, dependendo da realização ou não do GP da Alemanha. Ano passado, a quilometragem era de cerca de 2.700.

Falando em unidades de potência, a evolução da Ferrari parece ter colaborado para a Red Bull, que segue com problemas de dirigibilidade com a Renault, cair. Pelos tempos do último teste, o time parece mais inclinado a brigar com sua ‘equipe B’, a Toro Rosso, do que com Williams e Ferrari pelo título de segunda força.

Em uma comparação publicada pelo blogueiro James Allen baseada nas simulações de corrida feitas no último teste, a Williams aparece ganhando essa briga, com Felipe Massa “recebendo a bandeirada” 16s à frente de Raikkonen na Ferrari. Mais 16s e chegaria a Red Bull, seguida pela Toro Rosso, Lotus, Force India e Sauber, cujo objetivo será lutar para voltar aos pontos após viver sua pior temporada da história. A McLaren não chegou a fazer simulações.

E a diferença da Williams para a Mercedes, que estava na casa do meio segundo no final do ano passado, parece ter aumentado, estando entre 0s8 e 1s/volta. Isso significa que, até mais do que nas provas finais de 2014, Massa e Bottas – assim como toda a concorrência – só podem almejar mais do que um terceiro lugar caso Hamilton e Rosberg sofram algum problema de percurso.

Porém, com a confiabilidade melhorada em relação a 2014 demonstrada nos testes, parece que a grande questão durante o ano será quais os coelhos que Nico vai tirar da cartola para evitar o tri de Lewis.

46 Comments

  1. Acho que veremos as Mercedes dando uma volta em cima do 3º colocado…

  2. Tudo muito interessante mas testes são testes e corridas são corridas. Muitas equipes podem (e provavelmente vão) correr com um pacote diferente dos testes o que pode mudar completamente a relação de forças (depois da Mercedes, é claro). Vai estar mais quente ou pode chover e embaralhar tudo (como na classificação do ano passado). Pode haver batidas na largada ou até os mais confiáveis, de repente, quebrarem, como a própria Mercedes do Hamilton ano passado. Ou seja, por mais que se analise x e y coisa, nenhum argumento é realmente válido, pois parte do campo do “achismo”. Na hora da verdade, porém, por mais argumentos que se tenha, passa a valer a máxima das corridas: imprevisão. E assim será na Austrália.

  3. Ju,
    Qual era a diferença da Mercedes para os demais times no fim de semana do GP de Barcelona em 2014? Tenho a impressão que essa diferença de 0,8s a 1s deve diminuir em pistas com mais retas e menos curvas de alta, onde a Willians diminuiria este “gap”.
    O que acha?

    • Foi justamente 1s na classificação e média de quase 0s8 na corrida. Faz sentido pensar que será algo variável de acordo com o traçado.

  4. ” Coitada da McLaren ”
    ” Vai penar esse ano a McLaren ”

    IMCOMPETÊNCIA !

    A Honda e a McLaren estão acertados desde 2013, isso mesmo em 2013. E não foi visto a equipe dando UMA VOLTA SEQUER entre 2013 e 2014. e NÃO HOUVE restrições quaisquer da FIA que impediam a Honda de testar seu motor na McLaren.
    Desenvolveram um projeto atrasado sem cacife e a expectativa é de usarem os TOKENs já na primeira metade do campeonato.

    Quanto aos demais , talvez a williams , com um pouco de sorte consiga biliscar uma vitória na Austria , Monza , suzuka e Brasil, considerando que eles continuam sendo o carro mais rápido de reta. E também torcer para que os componentes inseridos no carro ao longo do ano funcionem , assim como ano passado.

    A Ferrari , parece ter dado um salto , óbvio que quem esta muito ruim , realmente tem mais margem do que há de melhorar. Mas mesmo assim , é gratificante a melhora da ferrari , embora eles n tenham demonstrado bastante melhora depois de Jerez

  5. Ju, pelos tempos apresentados nesta pré temporada, Kimi parece conseguir tirar mais do carro do que Vettel? Seria mais ou menos por ai?

    • As simulações de corrida foram praticamente idênticas. A única diferença foi que Vettel pareceu sofrer mais com desgaste de pneus, mas pode ser algo relacionado às temperaturas de pista, pois eles não estavam, obviamente, andando juntos.

      • A diferença entre Massa e Kimi foi minima em um dos dias de teste. Esta diferença deve permanecer apenas em voltas lançadas? Em ritmo de corrida, a Williams parece esta um passo a frente.

        • Sim, pelo menos esse foi o indicativo em Barcelona.

          • Quanto a Mercedes, as simulações de corridas entre Rosberg e Hamilton também foram próximas?

          • Hamilton não fez uma simulação, focou em set ups diferentes no segundo dia e teve problemas no primeiro.

  6. Torcer pro Nico. É o que resta. Acho ele meio injustiçado pela torcida mas ainda assim acho que até o fim teremos um tri do Hamilton.

  7. Ju, no início da temporada passada as equipes já estavam tirando toda potência das UPs ou foram gradualmente chegando no máximo, confirme iam aprendendo mais e ficando mais seguras?
    Se foi assim, agora todas vão tirar bem mais de suas UPs e a Honda vai ter que começar de leve ficando mais atrás.

    • Os gráficos onboard mostravam muitos andando abaixo da limitação de giros até o final do ano! Mas acredito que isso esteja diretamente ligado ao congelamento no desenvolvimento.

  8. acho que a Merc deu para Williams e FI uma unidade que deve começar o ano. Ela ( Merc) deve ter andado com uma especificação mais agressiva ( pressão de injeção maior?) para testar e decidir os up grades no motor. Ela precisava testar um motor com maior potência para ver se precisa usar as fichas agora e qual a diferença em tempo. Vão desmontar e ver como vão para frente e com que velocidade de up grade e esse teste só poderia ser feito no carro deles. Veja que tanto Nico como Hamilton reclamaram do carro quando fizeram os melhores tempos, ou seja quando a cavalaria entrou. Qual é, o carro não está confortável e você faz aquele tempo? Na Austrália os motores serão iguais para Merc / will / FI e
    a diferença será menor.

  9. Ju, tudo bem?
    Vimos que a Mclaren não andou muito por vários problemas de confiabilidade e que não andava com seu motor a plena potência! Em algumas voltas tanto com Alonso e com Button, eles chegaram a andar na casa de 1:25, o que me parece bastante competitivo, pensando em um motor recém nascido.

    É muito otimismo meu achar que assim que resolverem os problemas de confiabilidade, a Mclaren deve dar trabalho?
    Pergunto isso, pelas declarações do Magnunssen e pelo motor não estar em plena capacidade.

    • Não vejo esse tempo em si como significativo. De fato, eles não têm condições de usar o motor em plena capacidade nesse início, mas em que capacidade testaram? 50%, 80%? E sobre o “assim que resolverem os problemas”, lembremos que a Renault ainda não resolveu todas as suas questões. Essa UP não é brincadeira…

      Vamos dar mais tempo para que eles possam mostrar seu potencial.

      • Obrigado Ju!

  10. Chama atenção umas declarações do Pat Simmons, onde aclara que estará em mãos brazucas o fato de que Williams de caça a Mercedes… Não, não estava se referindo ao “Lasanha”, mas sim aos engenheiros da Petrobras. Segundo Simmons, mesmo impulsados pelas mesmas UPs, a gasolina desenvolvida pela Petronas da uma melhor resposta de potencia em todo o espectro de aceleração do motor de combustão, ganhando um bocado de CVs com respeito a seus clientes (Será isso balela Juliane??). E nesse ambito, ha uma corrida particular dos fornecedores de combustivel (Total e Shell vão correndo por fora), coisa que segundo Simmons, ainda da para evolucionar dadas as carateristicas de consumo controlado nesses motores 1.6.

    Como se fosse pouco, o Totô disse, que esse temporal que conseguiu o Nicole, foi com uma UP com mais de 5.000 Km rodados. É claro que ainda está longe do record da Pista do Alonso de 1’14”648, feita em 2006 com o poderoso v-10 e aquela famosa suspensão Renault, Mas o tempo do alemão foi quase 3 seg mais rápido do que o do ano passado e com temperaturas de pista de menos de 25°C. O que da para pensar de que a pole de este ano pode ficar por baixo de 1′ 20″ com a evolução das UPs e dod Pneus.
    Tudo bem, vamos deixar o desespero. A Ferrari gera confiança, a McLaren ainda não mostrou nada, e a RBR sempre da um jeito na temporada. Assim que troca essa cara de susto Ricciardo, melhor volta ao sorriso de sempre.

    • Não é balela não!

    • Bruz, só um detalhe: esse tempo de 1’14”6 do Alonso foi obtido antes da modificação no traçado para 2007, no último setor do circuito. Ele está preservado, mas só a Motogp o utiliza. Com o traçado atual, nenhum F-1 chegará a esse tempo.

  11. Sobre o último parágrafo, Nico só vence Hamilton se a Mercedes os deixar correr sem restrições. Disputa aberta. O que eu acho difícil depois do ano passado.

    Ainda assim, pra abalar Lewis de verdade, Roseberg teria que aparecer em revistas de fofoca acompanhado da Nicole…dando uns beijos… 🙂 Só assim. kkk…

    • Eu já tinha falado isso ano passado. Mas o Nico casou, tem filho. Agora pega muito mal dar em cima da Nicole. É torcer pro carro do Hamilton quebrar mais.

    • É justamente na disputa aberta que o Nico mais apanhou do Lewis. E o segundo grande fator negativo para o Nico é que ele não soube pilotar o carro sem ajuda dos engenheiros, aspecto que Lewis tirou de letra nas oportunidades em que foi preciso.

  12. Este ano a disputa entre o Lewis e o Nivo deve ser um pouco mais equilibrada. Em 2014 o Nico teve uma vida fácil na temporada, contando sempre com quebras do Lewis para se manter na frente. Neste amo, se o W06 aguentar firme, Lewis deve ter um pouco mais de facilidade para abater o Rosberg.

    • Muito bem observado, caro Djow. Concordo integralmente com os seus dois posts acima: em disputa aberta é barbada pro LewIIs, ainda que Nico seja hoje um superpiloto. E torço para que não haja quebras estapafúrdias nem para Hamilton (que as teve mais em 2014) nem para Nico. Quero ver o mano a mano oferecido com fartas doses de adrenalina e emoções.

      • PS: LewIIs x Nico Bahrein-style 2014, em cada centímetro de pista, em todas as provas. As “guarnições” para acompanhar pratos apimentados assim podem ser Ricciardo e suas ultrapassagens desconcertantes e mirabolantes, com pitadas de Maldonado (agora que tudo indica que vai montar uma Fênix com canhão da Mercedes), Pérez e Grosjean aqui, ali e acolá. Nada de culinária de galiformes phasanidae em banho-maria.

        • Aucam aquela do barhein foi fantastica pq rosberg estava de macios e lewis de medios…mas no mano a mano o negão leva vantagem em 9×1 em 10 disputa….repito rosberg é mediano com um foguete equilibradissimo so venceu 5 e 3 com o megão fora ema em monaco onde num se passa e no brasil onde lewis cozinhou o titulo rsrsrs no braço e talento lewis leva facil so se ouver chifres da ex la rsrsrs coisa q eu particularmente num acredito….aucam e essa batida de alanso a 105 por hora e o vento etc acordou achando q ainda era da ferreda agora sendo mclata hammm hammm o q me dizzzz rsrsrs

          • Essa corrida o LewIIs tirou no braço mesmo a diferença…deixou a Britney sem saber o que fazer…kkkkk

          • Pois é, meu caro Chrystian. Por tudo o que tem sido publicado até agora sobre esse estranhíssimo acidente de Alonso, eu acho que Mulder e Scully já deveriam ter sido acionados para desvendar o mistério, digno do Arquivo X.

            Mas veja que o nosso amigo Bruz é um detetive de fino “faro”. Ele em sua opinião lá embaixo já levantou uma hipótese que faz total sentido: excesso de regime para emagrecer, para ficar dentro do peso. Vergne andou tendo um desmaio ou princípio de desmaio no ano passado, justamente por causa disso, se bem me lembro.

            Forte abraço.

      • Quantas quebras Nico teve? Quantas quebras Hamilton teve?

        Argumento estúpido dizer que Hamilton foi mais prejudicado.

        • Se não me falha a memória (e ela pode falhar), Nico teve 3 problemas que afetaram sua pontuação e o Lewis teve 6. A diferença é que quando o Lewis teve problemas ele conseguiu recuperar muitos pontos. Já o Nico, além de não recuperar tantos pontos, acabou perdendo muitos outros para o próprio Lewis.

          Se o W06 aguentar firme, sem quebras, Lewis vai fechar o título antes da última corrida.

    • Agora sim um comentário sóbrio e realista. Acredito que este ano vai ser mais dificil a disputa, pois o Nico esta se esforçando bastante pra melhorar. Mas o LewIIs tá bem esperto. Nao vai entregar o ouro assim na mao da Britney.
      Tbem quero ver disputas no estilo Bahrein..ou Japao, EUA. Foram boas brigas.

  13. Eu vejo a briga entre williams e redbul, a ferrari continua sendo a quarta força, a redbul sempre encontra uma maneira de esconder seu potencial. A williams tem um carro muito rápido em alguns circuitos vai está brigando com as mercedes.

  14. Estão falando que quando Alonso acordou da pancada falou em italiano e não no seu idioma nativo e estava crente que era ainda da ferrari, tudo isso preocupou os médicos essa confusão mental.

    • Não Lucio, não foi pela pancada. Acontece que o cara quando acordou tava pensando que tudo isso da Honda e ser amigo do Ron, tinha sido um pesadelo, kkkkkkkk

      Agora é meio serio. Cobra força a hipotese de que na realidade o rilipojas de oviedo, tenha sufrido um apagão por falta de alimentação e exceso de exercicios para baixar de peso. A coisa que fazem essas primas donas por ganhar uns centesimos….

      • MEIO sério nada, Bruz! TOTALMENTE sério! Já havia até me esquecido desse detalhe importantíssimo que você acaba de levantar (e que até agora ainda não tinha visto especificamente em nenhum outro lugar)! Vergne andou desmaiando por aí, ano passado, se bem me lembro. O que você está dizendo não é MEIO sério, é sério de VERDADE! Faz total sentido! Se bem que andei lendo por aí que neste ano de 2015 os pilotos poderiam ser “mais gordinhos”, não recordo se em decorrência de modificação regulamentar quanto à soma do peso do conjunto ou se em função da maior potência que as PU irão obter (ou já estão obtendo).

      • Pode ser mesmo ele ter desmaiado antes da pancada, mas ele teve uma confusão mental e não vai correr na Austrália o problema foi muito sério. acho que quando voltar vai ficar atrás do Massa e gritar no rádio isso é ridículo ele precisa deixar passar

      • De fato amigo Lucio, uma pancada a 100 km/hr se o cara estiver apagado, faz mais esrago que se ele estiver acordado. Por isso sempre se manejou a quase certeza de que ele “encostou no muro” aoagado, por eletrochoque ou por outro motivo.

        Sim Aucam, não há artigo escrito, só paranopias de algun foreros levantando hipoteses. Mas realmente faz sentido apagar por fome. O Alonso é estremo em dietas e andar de Bike.

  15. Excelente texto, Julianne. Só sugiro correção em uma redundância nas linhas 12 e 13: “…de quem não está confiante em relação à confiabilidade.”

  16. A minha expectativa também é de lavada . Lavada do Lewis sobre o Nico e os demais. Também não acredito em Williams como segunda força. Acredito em Ferrari como segunda força. Acho que outras equipes evoluiram mais que a Williams que permanece +- a mesma de 2014.

    É difícil imaginar massa brigando na pista e vencendo nomes agressivos como PastorMal, Grosjean, e outros.

  17. um off topic, mas importante:

    Julianne, vi o post do Ico, desejei boa sorte pra ele e tudo.

    E aí aproveito pra desejar a vocês boa sorte na continuidade do Total Race. É importante termos informação de qualidade, e o site é das poucas boas fontes em lingua portuguesa…

  18. Mas você é “rápido no gatilho”, hein Wagner? Um minuto de diferença, enquanto eu dedilhava o post, hahaha. . . Bem que eu desconfiei e fiz a ressalva sobre a sua rapidez lá em cima, hahaha. . .

  19. Prezados amigos invisiveis. Aqui esta mais claro o que diz Arnoux:

    http://www.laf1.es/noticias/arnoux-alonso-tuvo-un-problema-fisico-antes-del-accidente-99124

    O mais importante é sua conclusão: “O pior para Alonso ainda está por vir”. Pois é… mas quem é este bocudo para estar falando tanta merd@??…
    Baaaão, Messie Rene é um expiloto de Ligier, Renault y Ferrari. Ganhou 7 GPs en 162 participações entre 78 e 89. más o mais importane que fez na F1, é aquele pega – que tudo mundo já debe ter visto – no GP da França no circuito de Dijon, com ninguem menos que Villeneuve, num duelo de mais de 6 horas, ainda que no youtube fazem uma corta edição.

    Ahh, Ok. O cara debe saber das coisas… E o que será que o cabra quiz dizer??. Weeeeell…. Quando se volta de um acidente desse tipo, a volta é complicada dependendo das causas.
    Eu não acredito, mas muitos pilotos perdem velocidade. Dussem as mâs linguas, que Massa perdeu de 3 a 5 decimas depois da molada.
    Será Arnoux??


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