Piloto | Tempo | Diferença | Volta | Pneu |
Alonso | 1:34.908 | 41 | Macio usado (2) | |
Massa | 1:35.474 | 0.566 | 49 | Macio usado (8) |
Vettel | 1:35.565 | 0.657 | 38 | Macio usado (2) |
Webber | 1:35.665 | 0.757 | 49 | Macio usado (9) |
Hamilton | 1:36.180 | 1.272 | 39 | Macio usado (2) |
Petrov | 1:36.308 | 1.400 | 40 | Macio novo (2) |
Perez | 1:36.656 | 1.748 | 35 | Macio novo (3) |
Barrichello | 1:36.733 | 1.825 | 38 | Macio novo (7) |
Sutil | 1:36.744 | 1.836 | 42 | Macio usado (2) |
Button | 1:36.982 | 2.074 | 31 | Macio usado (5) |
Schumacher | 1:37.034 | 2126 | 34 | Macio novo (3) |
Maldonado | 1:37.036 | 2.128 | 41 | Macio usado (6) |
Rosberg | 1:37.073 | 2.165 | 32 | Macio usado (2) |
Heidfeld | 1:37.117 | 2.209 | 37 | Macio novo (7) |
Alguersuari | 1:37.160 | 2.252 | 38 | Macio novo (7) |
Di Resta | 1:37.936 | 3.028 | 48 | Duro novo (18) |
Glock | 1:39.811 | 4.903 | 49 | Macio usado (19) |
Buemi | 1:40.224 | 5.316 | 24 | Macio novo (13) |
Liuzzi | 1:40.524 | 5.616 | 40 | Macio novo (9) |
D’Ambrosio | 1:40.560 | 5.652 | 30 | Macio usado (2) |
Kobayashi | 1:40.703 | 5.795 | 23 | Macio usado (3) |
Ricciardo | 1:40.910 | 6.002 | 30 | Macio usado (2) |
Trulli | 1:55.491 | 20.583 | 9 | Inters novos (9) |
Kovalainen | 2:10.404 | 35.496 | 2 | Inters novos (2) |
*entre parênteses, quantas voltas o pneu tinha quando o piloto fez o melhor tempo
Se alguém tinha dúvidas da valia em se guardar um jogo de pneus na classificação, aí está a prova: observe como a maioria dos pilotos que fez seu último stint com o composto novo obteve sua melhor volta mais tempo depois do pit. A questão não é que o pneu novo seja mais rápido, mas ele dura voltas valiosas a mais, que permitem uma maior flexibilidade na estratégia.
Por outro lado, quem estava com pneus usados fez seu melhor tempo na segunda volta do pneu – a não ser aqueles que, como Massa e Webber, lutaram por posição até o final e tiveram que levar o último jogo ao limite.
É lógico que aí também entra a questão de poupar os pneus, pois os pilotos não forçam o ritmo como se estivessem em voltas de classificação o tempo todo com esses Pirelli, a não ser, justamente, que estejam tentando ultrapassar um adversário.
Impressionante foi o ritmo de Alonso nos últimos dois stints, a partir do momento que alcançou a liderança. O espanhol, que já vinha sendo o homem mais rápido da pista em diversos momentos na prova, não fez apenas a melhor volta da corrida com mais me meio segundo de margem, mas sim manteve este ritmo forte por uma sequência considerável de voltas, chegando a ser 1s5 mais rápido que os rivais em determinados momentos.
E, caso alguém esteja se perguntando, Di Resta foi o único piloto a usar pneus duros na corrida. E, pela confusão que se tornou seu último pit, já que o rádio o chamou, mas os mecânicos esperavam Sutil – e os pneus de um carro não podem ser colocados em outro – provavelmente foi um engano.
2 Comments
Por tudo que aconteceu até agora no campeonato, ver as duas Ferraris com as melhores voltas, soa estranho. Resta saber se por melhoras do carro, ou pelo difusor meia boca aliado as condições climáticas. Veremos na Alemanha.
A evolução da Ferrari parece ser real, pelo menos as peças novas que estão produzindo estão funcionando. Falta esperar a decisão final sobre o imbróglio dos difusores aquecidos e verificar o novo equilíbrio de forças.