Não era ele quem ia detonar os pneus com mais torque no motor? Que não saberia lidar com um regulamento que privilegia a eficiência porque só sabe acelerar? Lewis Hamilton deixou todos imaginando o que poderia ter sido na Austrália ao bater o companheiro Nico Rosberg sem precisar fazer muita força no GP da Malásia, recuperando-se da decepção do abandono prematuro da prova anterior. E deve ter deixado uma pulga atrás da orelha do alemão.
Rosberg mais uma vez não foi bem na classificação sob chuva – condição, façamos justiça, na qual Hamilton é especialista – e sofreu com a degradação dos pneus traseiros. Isso dificilmente é só uma questão de pilotagem e mostra o bom trabalho que Lewis e seu engenheiro fizeram ainda na sexta-feira no acerto do carro prevendo acertadamente a evolução da pista. Com o carro mais equilibrado, o inglês pôde controlar melhor o consumo de combustível e seu ritmo.
Aliás, o novo gráfico da porcentagem gasta – mesmo que não tenhamos o valor de referência, que deve variar ligeiramente de carro para carro – ilustra bem o objetivo desta nova Fórmula 1: não é uma questão de gastar menos combustível, mas sim de gastá-lo da forma mais eficiente. Unindo desgaste menor e mais velocidade, a Mercedes está sobrando.
O quanto? Basta comparar as voltas mais rápidas de Hamilton e Sebastian Vettel: 1s2 de diferença sendo que a marca do inglês foi estabelecida só duas voltas depois. Por outro lado, o rendimento da Red Bull no setor das curvas de alta – Vettel perdia 0s4 no trecho inicial com mais retas e 0s2 no segundo –, mostra como o carro do tetracampeão é forte e pode alcançar os prateados ao longo do ano.
Porém, o estresse menor ao qual Hamilton e Rosberg têm submetido seu equipamento nesta parte inicial – lembrando que cada piloto só pode usar cinco unidades de potência no ano – será importante lá na frente. Vettel usou na Malásia sua terceira CE PSU (unidade que controla a alimentação de energia) e só tem direito a mais duas no ano.
McLaren e Williams
Quando Jenson Button diz que as melhorias que a McLaren levou para a Malásia foram mascaradas pelas características do circuito, isso quer dizer que há trabalho pela frente em Woking. Especialmente o segundo setor destes três carros em Sepang evidenciou sua falta de pressão aerodinâmica em relação a Mercedes, claro, mas também Red Bull e Ferrari.
No caso do time de Massa, chamou a atenção a dificuldade de ultrapassar a McLaren. A questão, assim como na chuva, é a instabilidade da traseira, que faz com que seus pilotos demorem mais para conseguir despejar a potência. De reta, o carro é rápido, mas isso de nada adianta quando a saída de curva é ruim. O mesmo fator explica o baixo consumo de combustível, como explicou Bottas após a corrida malaia. “Demoramos mais para colocar o pé no acelerador, por isso economizamos. Mas preferiria um carro com mais downforce e que gastasse mais.”
No Bahrein, eles devem andar melhor, assim como a própria McLaren e a Williams, pois há menos curvas de alta e o motor Mercedes deve falar alto em um circuito basicamente de retas e curvas travadas. Mas melhorias – e Massa admitiu que talvez elas só cheguem na China – são mais que bem-vindas.
53 Comments
Julianne, como sempre, excelente seu texto. Este ano eu creio que vai haver muitas edições da Corrida de São Firmino: a original, em Pamplona, e a primeira, antecipada, em Barcelona. A meu ver, o único piloto da Mercedes que tem condições de correr na frente do Touro é Hamilton. Nico é bom, mas não tem nível pra correr na frente, iria levar uma baita chifrada, daí a importância de a Mercedes fixar bem o “cabo de velas” do carro de Hamilton, se quiser sair ilesa. Aliás, serão muitas São Firmino até o final do ano, com Hamilton desafiando o Touro.
Oi Ju, uma perguntinha: A Williams largou com menos combustivel que os demais né? Pois aquela percentagem, como você disse, não dizia a quantidade inicial. Mas acredito que a FIA colocaria os 100kg, não?
Isso explicaria a largada tão boa dos carros da equipe. Pode ser isso mesmo?
Se o consumo deles é naturalmente menor eles podem largar com menos combustível.
Pelos cálculos da equipe, sem SC eles gastariam 95 Kg de combustível
Essa coisa de analisar a corrida imparcialmente, sem opinião de fora, sem influência e sem torcer, é um desafio grande demais e, no Brasil só conheço(?) uma pessoa capaz e é você JuCera. Incrível.
Como simpatizo mais com o estilo Lewis de pilotar, fica difícil aceitar esse negócio de que o Lewis não tem cabeça, que derrete os pneus e que a Pussycat é capaz de pisar no freio do carro dele, mesmo a distância. Teorias essas defendidas por Ico e Galvão.
A Mercedes está mais acertada, sabendo usar o máximo permitido de combustível. A unidade de força está um degrau a frente, isso é visto em seus atuais carros de passeio com motor turbo, tipo um 2.0 “pra uso diário” com 360cv, mas isso não quer dizer que outras montadoras e equipes não possam igualar ou mesmo ultrapassar. O que ela tem que fazer é aproveitar a onda e marcar o maior número de pontos possíveis, de preferência com Lewis.
Nobre Power: o Ico e o Galvão, apenas nos relatam as suas próprias opiniões, com base sólida nos fatos que ambos acompanham de perto ao longo de anos e anos de profissão.
Eu sou fã do Lewis, e o melhor momento pessoal pra mim nos últimos cinco anos foi a vitória em Austin em 2012, depois de perseguir Vettel por dezenas de voltas, e conseguir uma sofrida ultrapassagem sem direito a folga até o fim da corrida. Foi uma vitória exemplar. Mas Hamilton até aqui não teve a constância pra poder edificar resultados mais expressivos, a ponto de angariar apostas de jornalistas e espectadores mais atentos, em seu favor.
Há uma lista longa e distinta do que poderia ser classificado como distrações que impediram Lewis de obter resultados mais significativos. Nicole, como você citou, dias e dias em estúdios musicais compondo e gravando rap, prática de alpinismo (que eu acho bem legal), festas, muitas festas regadas com fígado de pato, blue label e aditivos proibidos e outras disparidades no mundo real e nas redes sociais. É por isso que os citados não botam tanta fé. A velocidade e o talento natural estão lá, mas o comprometimento total e sobrenatural necessário nos dias de hoje, não. E não é exclusiva do Galvão e do Ico a opinião. Jornalistas britânicos, franceses, italianos, alemães, espanhóis, os europeus em geral partilham essa mesma visão.
Talvez, hoje mais experiente, e com o melhor carro, ele venha a se dedicar mais para no fim do ano podermos mudar de opinião, baseados na mudança necessária para que o bi venha. Eu aposto nele em 2014.
Abs
Power, faço das suas as minhas palavras.
ps.: quando puder dá um pulo no Papaya, tá faltando gente para defender o espírito racer de vez em quando! Abraço!
Passo sim, Will, leio direto, mas não comento.
Durante a corrida a câmera de TV da Williams mostrou o quanto a asa traseira vibra, especialmente nas saídas de curva. A Williams tinha optado por não ter um suporte central, tentando aproveitar ao máximo o ar que passa pela “caixa” formada pela asa e o topo do difusor, mas creio que uma mudança urgente é justamente a adoção de uma fixação central da asa para ter um pouco mais de estabilidade aerodinâmica.
Então, eu vi isso e pensei: “É normal vibrar tanto assim?”
Julianne, Raikkonen andou sempre muito rapido na Malasia com a pista seca. Conseguiria ele lutar com Vettel por um pódio, visto que ambos estavam sempre muito perto, caso não tivesse sido atingido por Magnusen?
Assim como falei a respeito do Lewis, pode ocorrer uma variação do rendimento do carro pela evolução da pista. E o ritmo de corrida do Kimi foi atrapalhado pelos danos no assoalho que ele tinha. Mas é inegável a evolução dele nesse final de semana.
A questão é que esse carro Mercedes esta muito a frente dos rivais, a Mercedes se mostra tão consistente nas corridas que Lewis não precisa extrapolar no acelerador, logo os pneus sofrem menos. Claro que o acerto feito no carro faz a diferença, mas isso varia nas corridas. Na Austrália Hamilton disse que foi o carro mais difícil que pilotou na chuva, na Malásia foi só elogios, condições de pista mudam a performance dos pilotos. Dessa vez Rosberg sofreu mais, e foi justo com os pneus! Em condição superior, quem lidera corrida leva outra vantagem, no momento de perigo o engenheiro entra no rádio: “cuide dos pneus”, “baixe o giro do motor”, “cuidado com curvas 3,6,9”.
Isso que é chato, quem esta pilotando o carro, engenheiro ou o piloto?
Vettel e RBR estão em franca evolução, se a disputa for ferrenha mais pra frente, Lewis vai ter que atacar mais, aí os pneus podem sofrer. Rosberg já percebeu, tem corrida que se sai bem, mas tem corrida que Hamilton se sai muito melhor. Nessa briga intensa pode haver quebras mecânicas e favorecer piloto A ou B, quem estiver mais atrás na tabela vai ter que forçar mais o equipamento. Vamos ter que esperar a fase européia, mas no momento a briga é entre Lewis e Rosberg. O inglês é arrojado e forte em classificação, sua salvação é que parou de fazer bobagens ao volante. Nico é mais cerebral, piloto eficiente, mas se Hamilton não abandonar por quebras e não fizer bobagens, Rosberg vai ter que acelerar mais. No momento o alemão tem boa margem de pontos, mas se o companheiro assumir a pontuação…só resta torcer para que Lewis tenha azar nas provas.
Alonso, Vettel e Hamilton são os melhores pilotos do grid, mas Nico evoluiu muito, não deve ser subestimado. Nessas duas corridas muito se falou, mas observei um piloto que esta dando show…Hulkenberg com a mediana Force Índia! O alemão novamente ganhou elogios de Alonso, Hulkenberg tem 18 pontos e é o sexto no mundial, fantástico início de temporada.
Rosberg e Hamilton mereceram as vitórias na Austrália e Malásia, mas também venceram bem ao estilo dominante de Vettel nos tempos de RBR. Esta faltando Alonso, Raikkonen e Vettel nessa briga, esta ficando muito fácil para os pilotos da Mercedes. Minha torcida fica para Mclaren, Ferrari e RBR reagirem…só assim o campeonato pega fogo!
Motor Mercedes é o grande destaque no início de temporada…
“De reta, o carro é rápido, mas isso de nada adianta quando a saída de curva é ruim.”
É óbvio que o ideal é que o carro seja bom de retas e curvas. Mas um carro bom só em curvas jamais andará com um bom de retas em um circuito normal.
Se o carro é bom de retas e ruim de curvas adianta sim. E muito. Na mão de um bom piloto esse carro será sempre o favorito.
O que se deve fazer é aproveitar a classificação, quando se anda sozinho, e marcar uma boa posição, facilmente P1 ou P2 se o carro realmente for bom de reta.
Na corrida o negócio é descer a bota nas retas e se defender bem nas curvas, fazendo-as sem deixar brechas para tomar por dentro na entrada e espalhando para não tomar por fora nas saídas.
Ultrapassar em curvas é muuuuito difícil e as colisões nestas condições são quase inevitáveis. De forma que se Hamilton e Nico tiverem braço p/sanar essa deficiência eles serão favoritos. Quanto a carro que não anda em reta não há braço que dê jeito, ainda mais com o DRS de quem vem atrás.
Abs.
Caro Anselmo,
“Quanto a carro que não anda em reta não há braço que dê jeito”. Acho muito interessante o fato de que as retas nunca foram o forte da Red Bull. Devo deduzir então que o braço de Vettel é que fazia a diferença? Ele sumia tanto que não dava chance para DRS de quem vinha atrás. Não vale alegar o difusor soprado, pois todos o tinham e não havia só um Red na parada, rsrs. . . Este ano a Red Bull também não é a estrela do speed trap e Vettel na primeira corrida que terminou já chegou em terceiro. Por favor, me explique isso.
Abs.
Caro aucam , você é muito bom comentando parabéns e abraços.
Caro Vidrado em F 1, espero continuar correspondendo à responsabilidade que você me impõe. Valeu, amigão. Estava notando a sua ausência aqui nos comentários do blog da nossa querida Julianne. Quando eu “crescer” vou querer ser tão competente quanto ela. No mais, estou aguardando um grande duelo direto – por todo o ano – entre Hamilton e Vettel, já a partir de Barcelona. Todos nós merecemos ver esse show.
Forte abraço.
como foi aquele numa corrida da formula 3 https://www.youtube.com/watch?v=sHDmpgZ4PW0 lembra disso Aucam
Sim, Lúcio, grandíssimo vídeo (um presente para todos nós), fantástico duelo de dois gigantes já àquela altura, com vitória de Hamilton, inclusive naquela prova e no campeonato. Eram dois garotos correndo já como gente grande. Interessante como até as cores dos carros de ambos lembram demais as de hoje e já prenunciavam o que deve vir por aí, hein? Dois pilotos absolutamente soberbos, impressionantes. A chama da genialidade de ambos dá para ser reconhecida cedo e de longe: duelo limpo mas eletrizante, sem lambanças nem deslealdades. Vale a pena gostar do bom automobilismo, feito por pilotos que vão pra cima, sem ramerrames entediantes de espera. Automobilismo de Fórmula é automobilismo de velocidade na sua essência.
Grande abraço.
Aucam,
Aqueles carros da Red Bull são “de outro mundo”, bons de reta e de curva, ligeiramente melhor de curvas porque o Newey pregou o carro no chão. Vc tem razão – melhor de curvas – mas com performance em retas muito maior do que a dos outros carros.
Por exemplo: pegue o melhor carro de retas da GP2/2013 e ponha p/correr com o pior de retas da F1/2013 e vc vai ver a surra que ele vai levar.
Então a questão é essa: aqueles RBs eram carros de outra categoria, como os da Mercedes são agora, como as Williams “de outro mundo” eram.
Por fim, mesmo sendo excelente em curvas não era comum o Vettel ou o Webber passar em curvas, como o Hamilton e o Nico também não passam.
Em curvas pode sobrar motor e downforce, mas se o piloto da frente for bom vai faltar pista.
Abs.
Complementando, é bem provável que a maioria das equipes tenha configurado suas relações de marchas para circuitos não travados. Nos travados seja o que Deus quiser. Carro de corrida foi feito p/correr. Simples assim.
Abs.
Coyote, se a proxima corrida nesse final de semana fosse em Monza e não no Bahrein, dava até quem sabe apostar na vitória da Williams, mas como Monza vem só em setembro, até lá muita borracha vai queimar e a Williams, se não acompanhar o desenvolvimento das grandes, fica para trás.
Abraço
eu nao concordo em dizerem que lewis hamiltom é melhor que raikkonen em 2012 raikkonen ficou a frente de hamiltom mesmo com um carro muito inferior so por sua constancia e nao ter cometido erros ao contrario do ingles que comete erro um atras do outro em 2013 raikkonen tinha a quarta força do grid e mesmo nao correndo os dois ultimos gps e a lotus estar em crise ele ficou apenas 4 pontos atras de hamilton
Marcelo,
A questão é que o Kimi não desperta a atenção do torcedor brasileiro e por isso ele não vê essas coisas que vc vê e apontou aí muito bem.
Eu tbm sou Kimi, mas o Hamilton é muito veloz e habilidoso. Se ele não der seus costumeiros blackouts não terá pra ninguém. Nem p/o Nico.
Abs.
Julianne
“Demoramos mais para colocar o pé no acelerador, por isso economizamos. Mas preferiria um carro com mais downforce e que gastasse mais.”
O fato de Bottas ter consumido mais combustível que Massa diria então que ele otimizava melhor o uso do carro na saída das curvas? Que ele tenha mais feeling com esse tipo de situação que o Massa?
O raciocínio faz sentido. Também pode ser uma questão de acerto.
Juliane,
Já acompanho seu blog há um bom tempo e parabenizo, ele é muito bom.
Lewis Hamilton é um grande piloto, seu estilo agrada mais aos torcedores e jornalistas e ele pode até ter conseguido se adaptar melhor aos novos regulamentos da F-1 em 2014.
Levando em consideração que o carro dele é muito bom, não chega a ser surpresa que ele tenha conseguido vencer na Malásia com tanta facilidade, mas não sofreu nenhuma pressão durante a corrida e sabemos que quando Lewis é pressionado as barbeiragens aparecem. Entretanto, acho que Nico Rosberg apesar dos problemas enfrentados, fez uma corrida inteligente, apenas controlou Vettel, e no momento, é o favorito ao título da Mercedes-Benz.
Att,
Julianne mais uma vez parabéns, excelente texto. Sempre imparcial, com perfeita leitura da corrida e justa. Continue assim, nos presenteando com artigos de 1° nível.
Abrcs
Julianne, seus dados ajudam a enxergar melhor o que de fato acontece. Parabéns.
Sobre a Williams, só um detalhe:
Não fosse o azar de Ricciardo, Raikkonen e a má atuação de Magnussem, ambos os carros da equipe inglesa concorriam para terminar a prova de Sepang na 10ª e 11ª colocação, com Bottas nem pontuando.
o amigo AUCAM sabe muito , as red bulls numca foram bons de reta mas a acerto do carro e uma ótima pilotagem do vettel fazia ele abrir uma vantagem grande log no inicio,eu não vi a 1° corrida na australia, vi essa de domingo e percebi q a mercedes esta forte e todos falam so do motor e não é só motor o carro é bom e o Hamilton é veloz, na minha opinião a red bull vai reagir muito rápido como vem demostrando,e se realmente o forte da mercedes fo só o motor a red bull leva no final ta temporada, eles crescem muito na segunda metade e um professor da usp tava falando num programa de tv num lembro qual e ele garantiu q essa questão de motor na 5 corrida já estaram todos no mesmo nível pq todos tem acesso as altas tecnologias e tem gente capacitada pra desenvolver isso…aposto q vettel vai incomodar e muito o Hamilton e vai ser show esses duelos ambos são rápidos partem mesmo pra cima vai ser bom de ver é só aguardar…e a vc JU só digo uma coisa PARABÉNS …SEU BLOG É UM DOS MELHORES DO MUNDO SOBRE F1
Caro Chrystian, muito obrigado, valeu mesmo; sinal de que aprendo tudo direitinho com a Julianne: ela expõe aqui como ninguém as informações e, como excelente profissional que é, analisa tudo com incomum imparcialidade. Eu vou ligando os pontos sem brigar com o óbvio, com a realidade, e chego a essa mesma conclusão que você faz aqui em seu comentário. Marko esbanja confiança em sua entrevista ao site oficial da F 1, dizendo que o tantinho que ainda falta aos Touros a Renault deve entregar logo, na Espanha, pois o chassi da Red já é o melhor. Vettel – garantia de sucesso – está lá, ansioso. E também estou gostando desta versão nova e atrevida do Ricciardo, que está me surpreendendo, confesso. Acredito firmemente que vamos todos ser recompensados generosamente em nossas expectativas de ver um sensacional mano a mano pelo título com Hamilton e Vettel, dois pilotos que não economizam na velocidade e que sempre me impressionaram muito.
Meu abraço.
Aucam,
Ouça o Credencial do GP do Barhein e vai ouvir o Ico dizer com todas as letras que a Red Bull está para trás porque é pior em retas do que a Mercedes. É o que eu também acho correndo de kart todos os sábados (e não é kart indoor).
Abs.
Oi Ju,
Um detalhe que observei no speed trap dos treinos foi que as duas Williams foram as mais rápidas de reta, 305,0 para Massa, 304,3 para Bottas. Na na outra extremidade as duas Red Bull com Riccardo e e Vttel em último com 288,5.
Mudou o regulamento, mas não mudou a filosofia de Newey em fazer um carro que gere pressão aerodinâmica, mantendo-o mais veloz e equilibrado em curva mesmo sacrificando a velocidade final.
Então o segredo dos modelos RBR estão nas saídas de curva, já que nos anos anteriores, com regulamento estável a Red Bull nunca figurou entre os mais velozes de reta. É isso mesmo?
Sobre o campeonato, eu não acredito que a Mercedes levará esta vantagem toda ao longo do ano. Acredito que logo, logo a Red Bull já estará lutando pela vitória.
Um abraço e parabéns pelas análises.
A regra geral é que um carro que gera muita pressão aerodinâmica acaba tendo mais arrasto (resistência ao ar) na reta. É um compromisso. Por isso o RB9 terminou o ano em outro mundo: a partir do meio do ano, a Red Bull começou a andar bem de reta também sem perder nas curvas. Esse é um equilíbrio que a Mercedes tem hoje e por isso ganhou fácil em dois circuitos bem diferentes.
Julianne,
Finalmente,
Não há diferença conceitual entre os dois quotes abaixo.
” … a partir do meio do ano, a Red Bull começou a andar bem de reta também sem perder nas curvas. Esse é um equilíbrio que a Mercedes tem hoje e por isso ganhou fácil em dois circuitos bem diferentes.” Vc.
“É óbvio que o ideal é que o carro seja bom de retas e curvas. Mas um carro bom só em curvas jamais andará com um bom de retas em um circuito normal.” Eu.
O Pedrinho Piquet ganhou as duas primeiras corridas da F3 Brasil, semana passada. Veja a entrevista dele no Terra. Ele disse simplesmente: meu carro tinha pouca asa, aí ficou fácil.
Abs.
Ainda não considero o Rosberg carta fora do baralho, mas o Lewis focado é mais piloto. Só acho que a dupla da Mercedez tem que aproveitar os bons ventos, porque o risco de levar uma chifrada é grande. Na pré temporada dei uma desanimada, mas já penso em colocar minhas fichas no Vettel.
Já a Willians parece que não é tanta coisa assim. Bem melhor que ano passado, mas ainda atrás de Mercedez, Red Bull e Ferrari. Diria até até Force Índia e McLaren.
Caro Aucam, como vc, ou quase nem tanto como vc, não acho que o Hokemberg seja um piloto top como dizem tantos por aí. Mas seguindo nesta toada o Perez vai ter que procurar um campeonato de kart na próxima temporada.
Caro Alexandre, como você sublinhou, Hamilton é mais piloto que Rosberg, e aí é que está o xis da questão: por ser alemão e já ter partido com enorme diferença de pontos pela quebra do carro do inglês em Melbourne, a Mercedes não pode cometer o equívoco de apostar em Nico. Nesta temporada, para enfrentar Vettel só Hamilton; não consigo imaginar Rosberg em igualdade técnica de carro conseguindo resistir a Sebastian. Vettel é avassalador.
Agora, vamos carregar na pimenta: unanimidade hoje na F 1 só em torno do alemão da Force India: nem Vettel com 4 títulos e Alonso com 2 a têm. Você faz parte da minoria que não entrou nessa hipnose coletiva, parabéns. Hulk não é mau piloto, longe disso, mas não consigo de jeito algum imaginá-lo disputando mano a mano, em condições técnicas equivalentes, TODO UM CAMPEONATO contra qualquer um dos três grandes, ALO/VET/HAM. Além disso, vem gente forte por aí, bem mais nova do que ele. Me desculpem os seus fãs, é apenas a minha opinião, do alto da minha insignificância. De Pérez, nem me fale, está sendo sovado por Hulk. . . Do jeito que vai, com sorte fará companhia ao irmão Antônio, na Corona Series, no México. Mas ficará aquela ultrapassagem antológica, na medida exata (ou sorte?), na chicane, em Button em Mônaco, no ano passado. A fila na F 1 precisa andar.
Grande abraço.
Grande Aucam,eu acompanho a opinião não unânime mas bastante generalizada de que Vettel,Alonso e Hamilton são os três grandes pilotos da F1(a ordem dependendo do gosto pessoal do opinante).Pro meu gosto pessoal Vettel é o melhor pelas “atualizações” que virão devido à sua idade e porque consegue HOJE já não ser inferior aos outros dois nas suas melhores qualidades.Alonso,acho fantástico , piloto completo , principalmente aos domingos . Leitura de corrida sem igual , mas não consigo torcer por alguns “desvios comportamentais sérios” que me desagradam , mas se ganhar aplaudo pelo excepcional, imenso talento. Hamilton é o mais espetacular dos três , um show. Comparar Hamilton com Mansell acho uma injustiça , Hamilton é mais completo.
Mas engraçado pra um campeonato INTEIRO , com carros “parelhas” , não colocaria meu dinheiro apostando em Hamilton , ao contrário do que faria com Vettel ou Alonso. Que achas da minha modesta opinião ?
Caro Vidrado em F 1, compartilho dessa mesma visão sua sobre os 3 grandes. Veja, considero que a diferença entre eles é realmente mínima e se dão em aspectos específicos, mas no geral eles se equivalem.
Hamilton tem em dose maior que os outros dois – para o bem ou para o mal – a impetuosidade e o arrojo, por isso mesmo aceita e corre mais riscos, inclusive fora da pistas, fato comprovado quando deixou a zona de conforto que tinha na McLaren para aceitar o desafio da Mercedes.
Vettel, em contrapartida, é o que tem mais frieza e precisão dentre os três. Hamilton e Vettel têm em comum a extrema velocidade, eu não saberia dizer qual dos dois é mais veloz, mas Hamilton quando está inspirado parece que se transporta para outra dimensão, nesse quesito. Vettel é mais preciso nessa extrema velocidade.
Alonso, dos três, é o que tem mais capacidade de superação de adversidades, é o mais tenaz, embora tenha menos velocidade que os outros dois. Mas, como você observou, é o que tem mais percepção da corrida.
Todos três são pilotos agressivos, vão pra cima (eu gosto dessa característica numa pilotagem), mas deles Alonso é o mais cerebral, sempre foi, e quanto mais maduro fica, mais isso se acentua (por eu não gostar de pilotos cerebrais, ele é o que menos me empolga dos três, mas veja bem, considero-o um piloto agressivo e uma das grandes provas que nos deu dessa característica foi aquela sensacional ultrapassagem que fez de uma vez só em Button e Hamilton, pelo meio, na largada do GP da India em 2012).
Então, meu caro Vidrado em F 1, como eu pondero um peso maior para impetuosidade e arrojo – e Hamilton reúne essas duas características em proporção um pouco maior que os outros dois – minha torcida vai sempre para ele, Lewis. É o piloto que mais gera adrenalina, eu diria que ele é o sal que tempera as corridas, sem ele elas ficam insípidas, insossas. Dito tudo isso, ainda acrescento que – por terem características diversas entre si e de Vettel – tenho convicção de que nem Hamilton nem Alonso – se corressem pela Red Bull – entregariam as mesmas estatísticas de sucesso que Sebastian entregou nessas 4 temporadas em que venceu o título, embora o espanhol e o inglês também pudessem ter sido campeões com aquela Red Bull de Vettel (porém com menos estatísticas, ambos, insisto, a meu ver).
E sim, numa decisão extrema – em uma última prova de uma temporada – tenho convicção de que ninguém leva de Vettel, ele já provou isso em cima de Alonso de duas vezes, em 2010 (quando teve frieza para virar um campeonato no último momento) e em Interlagos em 2012 (quando ficou ao contrário do pelotão inteiro na primeira volta e ainda assim foi frio o suficiente para ir buscar e conseguir o título).
Creio que Vettel ainda tem muitos títulos para ganhar, e considero que Hamilton hoje tem maturidade para não perder mais diferenças que construa ao longo da temporada. Alonso está precisando urgentemente de um carro à altura de seu imenso talento, a Ferrari deve esse carro a ele e a nós aficionados, para que possamos vê-lo combatendo Lewis e Vettel de maneira justa. Ressalto também que nem só de estatísticas é feito um excepcional piloto, e não troco os dois títulos de Alonso pelos quatro de Prost, por exemplo. Alonso nunca pilotou carros tão eficazes quanto o francês, derrotou um heptacampeão mundial com apenas 24 anos, quebrando um recorde que durou 34 anos (de Emerson Fittipaldi, com 25 anos) e, sobretudo, é um piloto completo, excelente no seco e na chuva. Prost era fraquíssimo em pista molhada, e aquela patética rodada que deu na volta de apresentação do GP de San Marino é uma prova eloquente dessa deficiência dele.
Por último, fique sempre à vontade para discordar de mim quando minha opinião não coincidir com a sua. Automobilismo é paixão, e às vezes, no calor dessas paixões, não percebemos coisas cristalinas que estão diante de nós. Aqui, aprendo com todo mundo, e sobretudo, com a nossa competente Julianne.
Grande abraço.
Correção: as diferenças entre eles são realmente mínimas e se dão em aspectos etc. etc. etc
Show,graaande.
Abração gigante.
amigo sua analise é brilhante,mas eu acho q vettel tb é muito impetuoso,se RBR ano passado por exemplo num ficasse naquele de poupar o carro acho q no grande premio do Canadá se ele num tivesse dado aquela saída de pista acho q ele iria da uma volta no Alonso só pra massacrar ,mas ai ele erro com aquela saída e teve q trazer os brinquedos pra casa….mas sua analise é brilhante Hamilton tem corrida q ta inspirado,mas tem umas q ele joga fora por afobação e isso no meio do campeonato pode ser ruim pra ele ,caso vettel reaja no campeonato e ele se aperei vamos assim dizer ,e comesse a cometer erros bizarros ,mas acho q mercedes se não quebrar vai abrir bastante nesse inicio
Amigo Chrystian, muito obrigado. Sou torcedor do Hamilton, então me dê esse descontinho, rsrsrs . . . Quando eu falo ímpeto, refiro-me a que Lewis discute centímetros de pista até com o Maldonado (mas eu também gosto do venezuelano, idem do Grosjean). Lewis quando está sendo atacado por Alonso sempre tira fumaça dos pneus na freada, ainda que tenha que ceder a posição por um motivo qualquer. Também acho que Lewis negocia ultrapassagens mais rapidamente do que Vettel. No entanto, estou falando sempre de diferenças ínfimas entre os 3 grandes, preciso deixar isso bem claro. Hamilton tem um estilo mais selvagem de pilotagem e Vettel me parece ter mais finesse, mais precisão em sua condução. O título de 2014 vai ser discutido entre os dois, na minha insignificante opinião (e tomara que até a última prova). Se Vettel for PENTA também ficarei muito satisfeito, ele é fabuloso.
Chrystian dá uma olhada lá no link do Youtube que postei na matéria mais recente da nossa querida Julianne: aquele tipo de duelo é o que eu entendo por bom automobilismo.
Forte abraço.
eu vi e ate compartilhei num grupo aqui no face e compartilhei no meu face tb eu torço pro Vettel ,mas gosto muito do Alonso tb , Hamilton acho ele bastante rápido ,mas afoito demais e isso prejudica ele ,minha opinião.
“não consigo imaginar Rosberg em igualdade técnica de carro conseguindo resistir a Sebastian. Vettel é avassalador.”
Aucam,
O Vettel não está dando conta do Ricciardo. Por enquanto, até o Newey afinar a viola, isso talvez permaneça.
Mas, qdo tiverem carro é óbvio que a equipe vai mostrar ao Ricciardo um grande número 2 e o multi-21.
Abs.
Juliane, excelente analise!
Outro comentario disse bem que o Kimi e Ricciardo não tiveram sorte na prova e por isso ambos os carros da Williams estavam na zona dos pontos… pensando nisso, o Bottas deve estar ainda mais frustrado, pq nesse cenário apenas um marcaria ponto na Malásia.
Quando o Hamilton quebra o motor e o Rosberg vence, ele tem cabeça, é equilibrado e o hamilton não tem força mental
Quando o motor não quebra, e nem o carro o abandona como fez a Mclaren em 2012 e ele confirma a pole em vitoria é apenas um acerto de carro melhor
Interessante, que o engenheiro de Hamilton continue mandando melhor então, vamos ver até onde os brasileiros vão pegar no pé do piloto mais rápido da formula 1. Pra cima deles Miltão, só quebras te tiram o bi campeonato
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Não subestimem Rosberg,pois há um grupo fanático por Hamilton,mas repito e não canso de dizer,Hamilton tem uma extraordinária velocidade,mas Rosberg tem consistência e técnica,sendo que Vettel poderá reerguer-se e Ricciardo mostrou ser firme dentro da marca de Salzburg.
E também devemos manter olhos na marca de Woking caros amigos.
Ninguem menospreza Rosberg, mas ele é mais conhecido por cometer poucos erros e achar melhor o acerto do carro, caro e equipe qual ele ja é adpaptado, Hamilton é mais piloto e mais veloz, essa lenda que Rosberg tem mais cabeça é pura lenda porque Hamilton não vem batendo na f1, vem tendo problemas de confiabilidade desde 2012 e dificuldades por guiar um carro novo, com freios novos, equipe nova
Lewis Hamilton é candidato a titulo, mais que Rosberg, que é tambem mas correndo muito por fora, Sebastian vai entrar nessa festa, Riciardo é melhor que Weber mais ainda é inferior a Vettel, e claro, cuidado com Fernando Alonso
Cara, eu rodo a internet inteira pesquisando, lendo, estudando para atualizar meu Blog com o mínimo de coisas além do que leio na média das publicações sobre F1.
Mas sempre que venho aqui é uma delícia, por que além de ser um texto fluido e acessível, não há nenhuma baboseira, a parte técnica é referência!
Parabéns, parabéns e parabéns pelo post.
to com a opinião do AUCAM o Vettel é avassalador e já tem 4 títulos e isso psicologicamente na hora da pressão vale e vale muito quem num lembra da pressão psicológica q Alonso jogou contra ele na disputa do tri e mesmo vettel sofrendo uma rodada na largada caiu pra ultimo teve q voar na pista e em 8 voltas já estava atras de Alonso aquilo acabou com Alonso e no ano seguindo vettel sobrou sobre Alonso e rosberg pode levat vantagem dentro da equipe por ser alemão ,mas acho q se Hamilton não sofrer com quebra ele sobra sobre rosberg, a RBR vai demorar um pouco mas acredito q na 5° corrida ou 6° já estará em pé de igualdade com a mercedes