Tem-se falado tanto em motores nesta pré-temporada da Fórmula 1 que nem parece aquela mesma categoria rendida às engenhosas soluções aerodinâmicas de Adrian Newey de 15 meses atrás. Mas será que ter a melhor unidade de potência significa tudo hoje em dia e o campeonato de 2015 será decidido apenas por quem desenvolver melhor seus turbos e unidades de recuperação de energia?
O desenho da própria temporada passada prova que não. Afinal, justamente a Red Bull de Newey (que já declarou ver a F-1 de hoje como um compromisso 50/50 entre chassi e motor) se mostrou tão boa do ponto de vista aerodinâmico que nem os cavalos a menos – segundo a Renault, 60 no final do ano – impediram que o time batesse todo o restante do grid. Menos a Mercedes.
Mercedes que fez toda a lição de casa correta, principalmente em termos de acomodação da nova unidade de potência.
São dois os pontos fundamentais do domínio da Mercedes – e que explica o banho que os alemães deram até em quem também tinha a mesma unidade de potência: primeiro, a inteligente e compacta suspensão dianteira, que melhorou o fluxo de ar para o restante do carro; segundo, a eficiência do sistema de arrefecimento permitiu uma traseira mais enxuta, chegando a níveis semelhantes aos de 2013 mesmo com uma necessidade de resfriamento muito maior.
Esses dois pontos também chamam a atenção na McLaren-Honda. Os japoneses são famosos por trabalharem bem com espaços pequenos, algo que se transferiu da cultura para a indústria automobilística do país. E parece que o mesmo se aplica em seu retorno à Fórmula 1, com uma parte traseira bastante enxuta. A suspensão – que segue sendo pushrod, vejamos o que a Ferrari faz – é incrivelmente achatada, visando trabalhar bem o fluxo de ar junto do novo bico, que ganhou ares de Red Bull, talvez sinal da influência do ex-braço direito de Newey, Peter Prodromou.
É óbvio que, se o motor Honda não andar, não tem aerodinâmica que salve. Mas colocar tudo na conta dos japoneses, alemães ou de qualquer outra montadora é ignorar uma parte que ainda é capital na Fórmula 1.
16 Comments
A RB só nao ficou pau-a-pau com a Merc porque nao tinha motor. Acho q. a Honda vai sair melhor que Renault, pois algumas informaçoes eles devem ter tirado sobre o motor Mercedes. E nada melhor como referencia o melhor do grid…ehehe
“primeiro, a inteligente e compacta suspensão dianteira, que melhorou o fluxo de ar para o restante do carro; segundo, a eficiência do sistema de arrefecimento permitiu uma traseira mais enxuta, chegando a níveis semelhantes aos de 2013 mesmo com uma necessidade de resfriamento muito maior.”
Este Peter Prodromou éh simplesmente um dos melhores (se não for o melhor) aerodinamicista da F1. Garanto que o carro da Mclaren vai melhorar exponencialmente nesta temporada, além éh claro, da estréia da Unidade-de-Potência da Honda.
Nem a Mclaren é apenas motor.
Nem a Mercedes é apenas suspensão e sistema de arrefecimento.
Julianne acho que a maclaren vai brigar na ponta especialmente devido os pilotos e esse carro promete muito…. eu gostaria de saber se com toda essa tecnologia dar para os engenheiros saber se o piloto da tirando tudo do carro, se tá no limite que o carro pode chegar ou isso é uma incógnita???
Voltando agora de Marte me deparo com excelentes posts aqui nesse blog, vou dar uma atualizada e finalmente vamos ter carro na pista no proximo fds.
Expectativa crescendo…
Parabéns Julianne
Beleza Alex, receva meus respeitos; Justamente te mencionei ontem no Buteco do Ico, falando de um provavel Lotus revival.
Assim cpmo estou dizendo desde o ano passado que essa McLaren promete. Agora olhando o desenho a coisa foca mais seria. hehehehe. Não sei onde vão se esconder os trucutrus que nos chamaram até de ilusos, se o motor Honda empurra, porque pilotos eles tem.
Ótimo vê-lo de volta, Alex. Suas opiniões são imprescindíveis aqui no magnífico Blog da nossa querida Julianne. Mas e aí, o que achou do novo McLaren? Está bonito, mas eu esperava mais arrojo e criatividade na pintura, algo diferente da ditadura do prata genérico. Taí uma equipe que me desperta muita expectativa.
Forte abraço
Pelas fotos até agora mostradas, parece que a McLaren e a Willians também estão com a traseira mais compacta. Acho que tem mais coisa na Mercedes do que a suspensão e o sistema de arrefecimento. Talvez a distribuição de peso e a integração chassi-unidade de potência. Estou ansioso para ver os carros na pista. Acredito que nos primeiros testes a Renault irá correr com os motores de 2014 de modo a adiantar o máximo possível a homologação dos seus motores 2015.
Adiar, e não adiantar.
Alex voltou, pensei que vc iria tirar um ano sabático rsrrss JULIANNE esse carro da Mclarem se o motor for bom mesmo como penso q seja, vai para as cabeças junto com red bull e Ferrari, a Mercedes vai estar mas a frente ainda pq o W06 parece q vai ser difícil de ser batido. PARABÉNS PELO BLOG EXCELENTE POSTAGENS E SEMPRE CORRETAS.
Christian, desde o ano passado eu estou falando que o unico que pode salvar o ano, é a possibilidade de que os Japos acertem a mão, e tenhamos um tu.a.tu da McLaren com os Tedescus. Pelo que tenho lido, parece que Promodrou cumpriu sua parte, e ha muitas caras felices no pedaço. O problema pode ser a confiabilidade do Honda, e este ano se reduz a só 4 motores. Mas acho que vanos ter bons pegas na frente…
… e no final a Nikole leva.
nikole leva? vc bebeu ? o negão num perde esse tri nem a pau ,só se as McLaren ou Ferrari estiverem pau a pau pra tirar pontos na ponta da tabela se naum o negão leva com 13 ou 14 vitorias ,nikole depois do barhein e do japão ele num leva vantagem em cima do negão no mano a mano…torcendo pra esse ano ser equilibrado pq outro passeio prateado será frustrante por tanta expectativa criada em torno dos japas
Ju, confirma que as outras equipes fora a McLaren vão começar o ano com o motor 2014?
Se sim. É possível que a Honda comece o ano na frente por já ter um motor 2015?
Vou explicar melhor essa questão na semana que vem. No final das contas, as regras não são tão simples como eu tinha imaginado. Só pra adiantar, Renault confirmou que começa com nova versão.
Honda,Alonso e Button devem estar bastante preocupados então. Se tem uma equipe que não pode reclamar de motor a algum tempo é a Mclaren,mesmo na época que perdeu a supremacia pra Williams no inicio dos anos 90 o motor Honda não deixava nada a desejar ao Renault e nos ultimos 20 anos teve o potente motor Mercedes equipando seus carros,mas essa parceria resultou em apenas 3 titulos de pilotos e uma solitaria taça de construtores mostrando que a equipes anda perdida em soluções aerodinamicas e não é de hoje.
e esse carro não andou nada . mais o problema era o carro . a Mclaren desistiu do projeto e olha onde chegou a honda