Spoiler: usei essa pergunta que tenho visto por aí como pretexto para falar sobre as diferenças em termos de nível de experiência da Red Bull e da McLaren na operação de corrida. Tem essa versão em texto e também em vídeo
Um ano após retorno à F1, Ricciardo ajudou ou complicou a Red Bull?
A interferência de Horner na escolha de pilotos definitivamente não chegou nem perto de dar os frutos que ele esperava. Ricciardo ainda não rende o esperado, e sua lesão ano passado acabou servindo só para mostrar o quão preparado Lawson estava. Um ano depois, até com a incerteza em relação a Verstappen, os problemas só se aprofundam. LEIA MAIS
UM DESAFIO DIFERENTE: Tudo sobre o palco do GP da Hungria
Como engenheiro sondado por Hamilton foi fundamental para Sainz
O texto ficou meio longo, mas eu recomendo. É uma comparação do nível de conversa de Leclerc com seu engenheiro e de Sainz com Riccardo Adami, que ajuda a entender por que dois companheiros de equipe adotaram táticas completamente diferentes na primeira chuva de Silverstone. É um misto de códigos precisos de comunicação com a inteligência nas perguntas e respostas sabendo quais as consequências do que estava sendo dito. Não é a toa que Hamilton está buscando informações sobre Adami e só tem ouvido coisa boa. LEIA MAIS
Ralf Schumacher saindo do armário e por que isso é notícia
Pensei muito se deveria escrever sobre isso, mas aprendemos que cachorro que morde homem não é notícia, e homem que morde cachorro é notícia. Ralf é só o terceiro piloto a falar sobre sua homossexualidade nos mais de 70 anos de história de um esporte que, até pouco tempo atrás, preferia objetificar as poucas mulheres que trabalhavam nele. É um sinal de que as coisas estão caminhando para uma inclusão maior e também, pelas inúmeras mensagens que recebi, um sinal de acolhimento para os homossexuais que curtem o esporte e um certo alívio para os aliados que também querem que a F1 seja um lugar de todos. LEIA MAIS
Calendário das sprints de 2025 é divulgado
São Paulo segue na lista, lembrando que a sprint é uma maneira que a Liberty encontrou de cobrar mais pelas corridas, justificando que vocês têm mais sessões competitivas agregadas ao valor de seu ingresso. A Bélgica volta à lista e a Áustria sai. Só isso já deixa claro que a seleção não é esportiva, já que as sprints na Áustria são boas pelo mesmo motivo do Brasil: a pista é curta e as classificações são muito apertadas, gerando maior possibilidade de pilotos largarem fora de posição. LEIA MAIS
COMO AS SPRINTS MELHORAM AS CORRIDAS
Por dentro de um teste de pneus da Fórmula 1
É muito raro um jornalista ter esse acesso que eu tive por estar fazendo um freela com os Fittipaldi, que tem sido muito legal por me mostrar um outro lado, me colocar dentro de uma equipe o tempo todo com o Enzo na F2. E, na semana passada, fiz o mesmo na Haas com o Pietro.
Rapidinhas da semana
Essa negociação do futuro do Sainz é um eita atrás de eita. Ele tinha falado com todo mundo e tinha entendido que a melhor opção era a Williams. Depois a oferta da Alpine mudou de cara e interessou mais – o Carlos Sainz pai chegou a falar para os jornalistas espanhóis no domingo na Áustria que eles podiam esperar um anúncio naquela semana. E depois Toto resolveu dar mais uma checada na situação dele, temendo que seja cedo demais para subir Antonelli. Foi por isso que perguntei para ele no domingo em Silverstone se a melhora do carro influenciava na decisão dele. Eu sabia que influenciava por conta dessa informação.
O que estou ouvindo é que isso fez Sainz deixar a Alpine esperando. Seria uma aposta ousada, mas imagine os cenários: Carlos vai para a Mercedes e eles têm um carro para lutar pelo campeonato. Se ele provar ser melhor que Russell, ele fica quando Antonelli sair. Se Verstappen resolver ir para a Mercedes, ele vai para a Red Bull (também tenho a informação de que a Red Bull o avisou para ter flexibilidade caso eles precisem).
EU RECOMENDO! Como é curtir o GP da Hungria
Queria relembrar que o podcast do mês, feito com exclusividade para os assinantes VIPs, Credenciados e Uniformizados, já está no ar e é uma entrevista muito legal com Andrea Stella. Teve que, tentou ouvir na academia e percebeu que não é uma conversa qualquer e era necessário mais foco. Fica o alerta. OUÇA O PODCAST.
O Melhor da Internet
Red Bull de olho nas brechas encontradas pela McLaren
Contei para vocês que tinha ouvido de fonte boa que a McLaren perderia rendimento a partir da Áustria por alguma interferência da FIA. Talvez ela seja dupla. Eles mudaram a asa dianteira, que vinha sendo uma fonte de reclamações da Red Bull por conta de flexibilidade, e esse artigo da Auto Motor und Sport, sempre com ótimas fontes para este tipo de assunto, fala em um duto no freio que só deveria ser usado para coleta de dados nos treinos livres e que, suspeitava a Red Bull, estava sendo deixado aberto o tempo todo para resfriar os pneus. LEIA MAIS
Um passeio na sala de controle de uma corrida
É um vídeo curto, mas que aproveita um acesso muito raro à sala em que o diretor de prova controla a corrida. Dá para ver, por exemplo, por que às vezes demora um pouco para um SC ou bandeira vermelha ser acionado. E também há a explicação do que é tarefa do diretor de prova e o que cabe aos comissários.
Argentino Colapinto impressiona a Williams em teste
O The Race tem um jornalista, o Edd Straw, que sempre se dedicou muito à cobertura da Williams. Eu não sei muito bem o porquê, mas ele desenvolveu relações importantes lá e por isso esse artigo me chamou a atenção. Os pontos levantados, como por exemplo, a dificuldade de fazer o FP1 em Silverstone por conta da distância maior que o habitual entre os dois paddocks, fazem todo o sentido, e a trajetória do Colapinto neste ano tem sido interessante de se acompanhar. Seriam os primeiros sinais da volta de um “hermano” ao grid da F1? LEIA MAIS
Verstappen teve problemas de visão após batida de Silverstone
Este é o artigo original, publicado no final de junho, sem alarde, dentro do site da Red Bull. Semanas depois, isso foi pinçado por sites e certamente está na lista de vários jornalistas nas perguntas para Verstappen neste fim de semana. Quando ele fala na vitória do GP dos EUA de 2021, diz que passou a ter problemas de visão após a batida de meses antes em Silverstone, e as ondulações de Austin pioraram a situação. Continua até hoje? Isso que precisamos saber. LEIA MAIS
O encontro do ano: Roscoe e Leo
Eu tinha ouvido mesmo durante o fim de semana do GP da Grã-Bretanha que Roscoe e Leo tinham se encontrado no estacionamento que os pilotos usam para seus motorhomes em Silverstone. Sim, essa é uma das etapas em que eles preferem ficar dentro da pista, porque não há grandes opções nos arredores e também por causa do trânsito (que sempre trava até mesmo dentro do circuito, como aconteceu de novo neste ano). Achei estranho não fazerem alarde sobre o encontro, mas é uma lição de como os pilotos são meticulosos com o que vai para as mídias sociais deles.
Newey saiu da Red Bull porque não estava sendo mais ouvido?
Vou atrás de saber mais sobre isso e se tem fundamento, mas este site tem gerado muito material de confiança desde que eu comecei a acompanhar, há um ano e meio, e inclusive conheci quem faz (e eles coincidentemente estão de olho no meu trabalho também) e é gente com contatos no paddock. A história é a seguinte: Newey era contra grande parte das mudanças que a Red Bull adotou no projeto deste ano e seus conselhos não foram ouvidos pelo diretor técnico Pierre Wache. A sensação de ter suas ideias deixadas de lado é algo que vejo como um motivo muito mais provável para Newey querer sair do que um descontentamento com o caso do Horner. Não escrevo isso com um sorriso no rosto, mas it is what it is. LEIA MAIS
SORTEIO DO MÊS: Camiseta All Access da Haas
Outro item que você não encontra em loja nenhuma. O sorteio desse mês é uma camiseta da Haas em parceria com a Palm Angels.
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