Fernando Alonso se encheu de orgulho ao se tornar o maior pontuador da história da Fórmula 1 e até criou a hashtag #Alo1571 em sua conta do twitter, mas é impossível não colocar essa marca em perspectiva. Afinal, de 2010 para cá, a quantidade de pontos distribuídos aumentou significativamente. Em termos gerais, atualmente os pilotos levam 2,5x mais pontos por prova do que há quatro anos.
Ainda assim, a regularidade de Alonso é uma de suas grandes marcas e aparece mesmo se os cálculos forem ajustados. Cortesia de Keith Collantine, os números da tabela abaixo mostram como seria a lista caso os pontos atuais fossem computados. Observando os números, como Alonso tem marcado pelo menos 250 pontos por temporada, pode chegar em Schumacher em cinco ou seis anos. Atualmente, o espanhol disputa seu 12º campeonato, contra 19 do alemão. Ou seja, mantendo essa toada, é possível chegar ao topo de fato.
Além da questão numérica em si, antigamente os carros quebravam mais e os campeonatos tinham menos etapas. Ainda assim, é de se notar que, qualquer que seja a forma de contabilizar os pontos, a lista está recheada de grandes – e consistentes – pilotos.
Piloto | Pontos | Pontos no sistema atual | Média por largada (pontuação atual) |
Michael Schumacher | 1566 | 3890 | 12.71 |
Alain Prost | 798.5 | 2483 | 12.48 |
Fernando Alonso | 1571 | 2414 | 11.44 |
Rubens Barrichello | 658 | 1897 | 5.87 |
Kimi Raikkonen | 963 | 1882 | 9.91 |
Ayrton Senna | 614 | 1881 | 11.68 |
David Coulthard | 535 | 1726 | 7.02 |
Nelson Piquet | 485.5 | 1688 | 8.27 |
Jenson Button | 1059 | 1683 | 6.93 |
Nigel Mansell | 482 | 1509 | 8.07 |
Sebastian Vettel | 1351 | 1541 | 13.28 |
Lewis Hamilton | 1074 | 1452 | 11.62 |
Gerhard Berger | 385 | 1417 | 6.75 |
Mika Hakkinen | 420 | 1382 | 8.58 |
Niki Lauda | 420.5 | 1343 | 7.85 |
Felipe Massa | 794 | 1328 | 7.1 |
Mark Webber | 996.5 | 1311 | 6.21 |
Carlos Reutemann | 310 | 1131 | 7.75 |
Riccardo Patrese | 281 | 1111 | 4.34 |
Jackie Stewart | 360 | 1109 | 11.2 |
Vettel e a rapa
Alberto Ascari, Michael Schumacher, Jack Brabham, Jim Clark e Nigel Mansell. Foi nessa turma que Sebastian Vettel se meteu ao vencer a quinta corrida seguida. O recorde, de Ascari, é de nove vitórias seguidas (em corridas nas quais largou). De quebra, o alemão chegou a 58 pódios em 116 largadas, ou exatos 50%.
Fazendo um parênteses para colocar alguns números sob perspectiva, a média de Schumacher é de 50,65% de corridas no pódio mesmo contanto os anos de seca na Mercedes. Antes do retorno, era de impressionantes 61,60%. E Fangio? Ficou entre os três primeiros em 68,60% das provas que disputou, mesmo com a taxa de abandonos alta da década de 1950.
Duas provas depois de vencer com sua maior margem na carreira, em Cingapura, Vettel ganhou apenas o segundo GP em que liderou menos da metade. O outro também foi neste ano, na polêmica corrida da Malásia. Veja como o tricampeão se compara com outros campeões no quesito:
Schumacher 19/91
Prost 19/51
Senna 7/41
Vettel 2/35
Alonso 13/32
Hamilton 3/22
Raikkonen 8/20
Os pontos de Esteban Gutierrez tiraram os estreantes de 2013 do zero na temporada. A última vez que os novatos não pontuaram em uma temporada foi em 1998 – com os “grandes” Esteban Tuero e Tora Takagi.
A prova marcou ainda o 300º pódio para um piloto francês, com Romain Grosjean que, ainda por cima, foi o primeiro a ultrapassar um pole em Suzuka na largada desde Hakkinen com Schumacher em 2000. Falando em pole, a Renault roubou o recorde histórico da Ferrari e agora é o motor que mais vezes (209) largou na frente na F-1.
Em relação às equipes, a Mercedes não conseguiu colocar nenhum piloto no top 7 pela primeira vez no ano, logo quando tinha a chance de passar a Ferrari pelo vice de construtores. O time italiano, inclusive, está pontuando há 63 provas e pode passar o recorde da McLaren no GP de Abu Dhabi. A Red Bull, por sua vez, tem ao menos um piloto no pódio há 10 provas em sequência.
11 Comments
Interessante observar que muitos pilotos excepcionais tambem tem uma media de vitorias alta em que lideraram menos da metade da voltas do gp ganho, como o Senna e o Hamilton, provando que o melhor carro/piloto sempre estao juntos! Fora o Prost todos estao pareos.
Corrigindo, media baixa de vitorias liderando menos da das voltas do gp ganho.
Desculpe, mas realmente eu me perdi no seu comentário, Elcir. Não consigo ver sentido nele. Qual a relação da razão entre provas ganhas com menos da metade de voltas lideradas por provas ganhas e melhor conjunto carro/piloto?
O que ele quis dizer, Kin, é que os maiores têm poucas vitórias, em média, nas quais não lideraram nem metade da corrida.
Exato Eric. Isto acaba desmistificando aquela lenda em que Vettel somente vence quando sai dentro a tres primeiras posicoes. Senna tambem usava da mesma tatica, sair na pole abrir uma boa distancia e depois controlar a corrida, e isto so e possivel com o melhor conjunto carro/piloto.
Na verdade a melhor media eh do Raikkonenn, não do Prost.
Esqueceram de fazer esses cálculos para o número de corridas na zona de pontuação. Antes a pontuação era até o sexto lugar. Agora é o até o décimo. Então o recorde continua na mão do Schummy.
Pegou os dados no f1fannatic?
Como citado no texto.
No site oficial da Fórmula 1 diz que o Alonso é o maior pontuador. Claro que é um recorde inútil, mas de forma GLOBAL ele é o maior pontuador sim, sendo que eles não levam em questão a mudança da pontuação.
Acho muita pegação no pé por ele comemorar isso, mas que é um recorde inútil, até o próprio Alonso concorda Julianne.
De 2010 em diante a tabela de pontos ficou generosa. E provavelmente daqui alguns anos Vettel vai o #1 em pontos…