E foi bem na casa da Ferrari que Sebastian Vettel igualou as 32 vitórias de Fernando Alonso, chegando a 52 pontos de vantagem em relação ao espanhol no campeonato. Na prática, isso significa que será tetracampeão mesmo que só chegue em segundo nas sete etapas que restam – e seu maior rival ganhe todas.
Curiosamente, Vettel chegou às 32 vitórias em 113 GPs, mesmo número de Michael Schumacher. Os outros pilotos que atingiram a marca foram Alain Prost (em 128 aparições) e Ayrton Senna (em 120). Alonso levou 202 provas para alcançar o número.
O GP da Itália foi recheado de números redondos: 40 poles para Vettel, 50 para a Red Bull, 40 vitórias para o time (todas conquistadas nas últimas 85 provas) e 300 pódios para a Alemanha, dos quais mais da metade foi conquistada por Schumacher (51,7%), enquanto Vettel responde por 18,3%.
O pódio também serviu para Alonso se igualar a Alain Prost em números de segundos lugares, com 35, ficando a oito do recorde histórico de Schumacher. Além disso, a Ferrari chegou à 60ª prova consecutiva nos pontos e está a quatro do recorde da McLaren.
Mas nem tudo são flores para a equipe: pela terceira vez em cinco corridas, o carro com motor Ferrari mais bem classificado no grid não era do time de fábrica. Daniel Ricciardo colocou a Toro Rosso na frente dos vermelhos em Silverstone e Nurburgring e, desta vez, foi Nico Hulkenberg. O alemão ainda ajudou os italianos a verem três carros no top 5 do grid do GP da Itália pela primeira vez desde 1966.
Falando em Hulkenberg e Ricciardo, enquanto o australiano igualou, com o sétimo posto na Itália, o melhor resultado na carreira (mesma posição do GP da China deste ano), o alemão já havia tido um domingo melhor que o quinto lugar de Monza: foi quarto na Bélgica em 2012.
Outra estatística que chamou a atenção foi o fim de uma impressionante sequência de Lewis Hamilton. O inglês, que disse ter pilotado como um “idiota” para não passar do 12º lugar no grid, ficou de fora do Q3 pela primeira vez desde o GP da Malásia de 2010, 67 GPs atrás. É a maior sequência desde que o sistema de classificação passou a ser usado, em 2006.
11 Comments
Vettel tem realmente numeros impressionantes! Com que idade Schumi chegou aos numeros que Vettel tem hoje? Nao sei, mas suspeito que foi alguns anos mais velho.
Supondo que Vettel venca esse ano, e a Red Bull nao erre completamente a mao no novo carro, vai ser bem provavel que Vettel obtenha numeros melhores que Schumi. Inclusive o de campeonatos mundiais. Nao vejo na nova geracao pilotos capazes de supera-lo constantemente. Alonso e Kimi vao se aposentar bem antes, sobra apenas Hamilton para competir. Pelo menos ate o proximo iluminado/endiabrado chegar…
Schumacher chegou às 32 vitórias em 98, na Hungria. Tinha 29 anos. Ele chegou a este número seis anos após sua primeira vitória. No caso de Vettel, são quatro anos.
A primeira vitória de Vettel foi exatamente em Monza em 2008. Então são 5 anos, Ju.
Como pude esquecer?
Acho MUITO difícil Vettel igualar as vitórias de Schumi. A menos que rolem mais uns dois anos de domínio absoluto estilo 2011.
Os títulos, é possível, mas não provável. Creio que o recorde de Vettel será o maior poleman da história.
De qualquer forma, estamos vendo a história ser escrita – e com H maiúsculo. Somos privilegiados.
Concordo que vai ser mais dificil de superar on numero de vitorias de M. Schumacher. Principalmente se os campeonatos futuros forem mais parecidos com 2012 e 2012 do com 2011e (talvez) 2013.
Vettel tem grande chance de ser penta seguidamente, igual Schumacher. Este ano praticamente já era e ano que vem a Red Bull, que tem o melhor projetista, deve estar no páreo. Mas mesmo que não ganhe ano que vem, Vettel ainda terá um bom tempo para ser heptacampeão. Quando o Alonso se aposentar o principal rival deve ser o Hamilton. Mesmo que algum outro desponte, ficará mais facil para eles estarem nas melhores equipes.
Estamos vendo um novo fenômeno. E as viúvas do Alonso só resta chorar. Mas considero ambos no mesmo nível, ainda.
Também adoro estatísticas, mal posso esperar para atualizar a minha lista abaixo, esta perto só faltam sete corridas.
A revista Quatro Rodas instituiu em 1989 o Ranking de todos os tempos(semelhante ao Ranking Oficial da FIA). Os seis primeiros de cada campeonato recebem pontos(9,6,4,3,2 e 1). A soma é multiplicada pelo resultado da divisão do número de vitórias pelo total de GPs disputados. Este critério valoriza os títulos, a regularidade e a média de vitórias. Esse critério vale apenas para quem venceu uma vez na F1.
Ex: M.Schumacher 91 / 307 X 92 = 27,27
Fonte para dados: http://www.statsf1.com/
Desde 89 me baseio por essa lista, como foi criada por uma revista brasileira tem que ser levada em consideração, mas estranhamente a revista deixou de publicar a lista no final dos anos 90. O vento começou a soprar contra os pilotos brasileiros, acabou o interesse… Mesmo assim, resolvi atualizar ano a ano para ver como fica, acredito ser uma boa base para saber o nível dos pilotos. Por causa da raivinha dos pilotos de fora, essa lista não que dizer muito, mas ninguém pode negar o “aproveitamento” que cada piloto conseguiu na F-1. Fora as conquistas históricas, como por exemplo, formar um time em torno de si começando por baixo até os títulos. Casos de muitos pilotos entre as décadas de 50/60/70, mas raros a partir dos anos 80, os mais recentes: Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel. Por isso, Hamiton foi para a Mercedes, ele percebeu…não basta ser campeão tem que fazer história em um time. Bom lembrar, mais de 700 pilotos passaram pela categoria, entrar nessa lista já é um grande feito mesmo vencendo apenas uma prova no mundial.
A lista abaixo esta atualizado até o GP de Brasil 2012!!! Achei melhor separar os campeões dos pilotos sem títulos, mostra melhor a realidade. Essa coisa de colocar S. Moss entre os super-campeões, na minha opinião é forçar muito a barra. Pela média, ele ficaria a frente de tricampeões como: Vettel, Lauda, Piquet e Brabham, de vários bicampeões e todos campeões. Uma coisa fica bem claro, em termos de eficiência, Moss foi disparado o melhor piloto sem títulos da F-1.
Campeões da Formula 1:
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/q71/1589_656712867679125_1237307462_n.jpg
Os melhores pilotos sem títulos:
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/q71/s720x720/6309_656712394345839_357721970_n.jpg
No momento, Vettel tem 32/113X42 = média de 11,89(e pode melhorar a média com mais vitórias), o virtual alemão tetracampeão só vai ficar atrás de Prost, Fangio e Schumacher. Como podem ver, “numero de títulos” conta muito, Vettel pode deixar a galeria de tricampeões para se juntar a Alan Prost, isso com apenas 120 corridas…surreal!!!
Para muitos, a Alemanha pode ter no futuro o maior e o melhor piloto de todos os tempos na Formula 1, mas antes eles tiveram Rudolf Caracciola e Bernd Rosemeyer. Será que na Alemanha os torcedores ficam com mimimi dizendo que essa Formula 1 das últimas décadas esta muito chata?
Felipe Massa no momento tem 11/184 x 15 com média de 0,89. Já esta atrás de Barrichello na tabela, mas pode recuperar nos próximos anos, ou não…
(http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/chefe-da-toro-rosso-compara-vettel-a-senna-prost-e-schumacher,259ff37a09ae0410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html)
“Chefe da Toro Rosso compara Vettel a Senna, Prost e Schumacher”
E
(http://www.autoportal.iol.pt/desporto/f1-desporto/giorgio-ascanelli-vi-a-perfeicao-por-duas-vezes-senna-e-vettel)
“Giorgio Ascanelli (Director técnico da Toro Rosso): “Vi a perfeição por duas vezes: Senna e Vettel”
É por isso que digo que o Alonso é o cara mais inteligente do grid. Ele consegue fazer de suas palavras um fato (de que Vettel é medíocre e só vence por conta do carro).
A mim, pelo menos, ele não consegue enganar.
(É verdade que, somando todas as temporadas dos mesmos, o Espanhol é melhor que o Alemão, mas Vettel está caminhando para, na história da F1, superar e deixar o “samurai ferrarista” no chinelo)
‘Resposta Complemento’ ao comentário preso > “setembro 15th, 2013 – 21:46”.