F1 O pequeno grande Ecclestone não dá ponto sem nó - Julianne Cerasoli Skip to content

O pequeno grande Ecclestone não dá ponto sem nó

Vou interromper um pouco a sequência de posts mais técnicos da semana para escrever algumas linhas sobre Bernie Ecclestone. Foi só o manda-chuva dos direitos comerciais da F1 jogar a isca de mais uma “ideia” mirabolante que, mais uma vez, muita gente mordeu. E olha que a pérola já era antiga, a de provocar chuva artificial para dar emoção aos GPs

Não, Bernie não está gagá ou vai propor algo como isso para as equipes ou a FIA. Adepto – ou inventor? – da máxima “falem mal, mas falem de mim”, vez ou outra o inglês dá alguma entrevista bombástica para tentar encobrir uma notícia que não lhe agrada ou para abordar en passant uma discussão que realmente lhe apetece. E, sempre, estamos falando de dinheiro, e não de corridas emocionantes e desse blá blá blá de ultrapassagens que não deve fazer sua cabeça.

Bernie tinha algumas manchetes para esfriar nesta terça-feira, quando foi publicada a tal entrevista (inclusive, pelo site comandado pela empresa da qual é CEO, o F1.com). Sua biografia não autorizada revelou detalhes de sua vida que não queria que fossem colocados em público e um texto assinado por Jackie Stewart no The Telegraph, no sábado, culpando os projetos de seu protegido, Hermann Tilke, pela falta de emoção nas provas, vinha ganhando apoio e visibilidade.

Além disso, com o cancelamento dos testes do Bahrein, que começariam nesta quinta-feira, há hiato na presença da F1 na mídia. E isso é um incômodo e tanto para Bernie.

‘Ah, se todos os lugares fossem como a Malásia para eu marcar a corrida para o horário daquela pancada de chuva...’

Daí a “sugestão” da chuva artificial, que nem foi o ponto mais interessante da entrevista. Ecclestone costuma escolher muito bem as palavras e o momento de dizê-las. Aparentemente, sabe que não será possível encaixar o GP do Bahrein no final do ano: fazer 3 GPs em finais de semana seguidos não é de praxe no caso de um deles (Índia) ser estreante, em local cuja logística ainda é desconhecida, e a segunda opção, da trinca Abu Dhabi-Bahrein-Brasil, impõe um deslocamento ainda maior para as equipes, além de levar o final do campeonato para dezembro, na mesma data da última rodada do Brasileirão. Por isso, o chefão está empurrando aos times a possibilidade de fazer o evento durante as férias de agosto e já garantiu que estabeleceu junto a Jean Todt que uma decisão tem que ser tomada antes do início do campeonato.

“É muito simples. Não precisamos de uma corrida alternativa aqui na Europa ou em qualquer outro lugar. Precisamos correr no Bahrein. Acho que os times são sensíveis o bastante para correr lá até nas férias de verão, apesar das altas temperaturas, porque é a maneira de apoiarmos o país”

Bernie Ecclestone

Sim, para garantir seus milhões (leia-se “apoiar o país”), Bernie quer sacrificar as férias dos profissionais e rasgar a parte do acordo de restrições de gastos que prevê o fechamento das fábricas em agosto para correr num lugar cuja temperatura média em agosto é de 38ºC! E ainda são as chuvas artificiais que ganham as manchetes…

Outro ponto interessante foi Ecclestone indicar que uma mulher poderia substituí-lo no controle da FOM, já que elas “não são tão influenciadas pelo ego e são melhores na tomada de decisões”. Nada de se estranhar vindo de alguém que, nos bastidores, tenta emplacar sua advogada, Sacha Woodward-Hill, como sua sucessora. E ainda são as chuvas artificiais que ganham as manchetes…

E, para finalizar com chave de ouro, um exemplo do estilo Bernie Ecclestone de controlar pilotos – o ex-chefe de equipe, inclusive, disse que contrataria Vettel e Alonso se tivesse um time, e que saberia como controlar as tensões internas. Perguntado o que faria se fosse chefe de Kubica, não titubeou.

“Ele estava fazendo um rali entre dois testes. Teria dito a ele: ‘você vai correr de rali semana que vem então imagino que estará muito cansado para o teste na semana seguinte. Vou colocar seu companheiro de equipe e o piloto de testes nas sessões.’ Você acha que ele teria participado do rali? Acho que não”.

7 Comments

  1. MUITO BOM!! (sim, gritando msm..rss)

  2. Para o bem e para o mal, Bernie é cria da f1. Ele conhece mt bem o meio. Imagino que nessas decisões técnicas, deveria fazer uma mea culpa, tendo um pouco de humildade, e chamando quem já esteve lá dentro pilotando e construindo carros, dái, teríamos emoção pura novamente. Do alto de seu poder absoluto, falta auto crítica para reconhecer os exageros, e encontrar quem não se aproxime apenas para puxar saco, e dê um retorno mais realista sobre erros e acertos. Fica a dúvida: o ego deixaria?

  3. Não acho que essas coisas que ele fala provem apenas de sua mente diabólica. Ele está ficando gagá mesmo. Um déspota louco.

    Só quero ver no que vai dar essa gradual recuperação do WRC. ELe que fez de tudo para acabar com a categoria – e quase conseguiu – deve estar p* da vida com a força que a FIA tem dado para a categoria. Ford e Citroen estão lá. Mini em breve. VW deve entrar no ano que vem. E a F1 penando com sua crise existencial.

  4. Essa do Kubica em rally é papo furado, ele exige em contrato poder correr em rally !

    • Sim, é verdade. Mas acho que a intenção de Bernie seria impedir que ele fizesse ralis entre os testes, para minimizar o risco.
      De qualquer maneira, ele poderia ter feito o rali em qualquer dia do ano. Com uma pancada daquelas…

      • O piloto nato, corre estes riscos, todos eles , não é uma questão de dinheiro.

  5. A saída para a F1 é, 1 carro por equipe. Gasto menor, mais marcas poderiam entrar. Porque a exigência de 2 carros? Pra que?
    Acabava a palhaçada do jogo de equipe , é só vantagem !


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