A Red Bull se orgulhava, há duas semanas, da paz entre seus pilotos, mesmo que Webber e Vettel liderassem o campeonato de F-1. Uma batida na disputa pela ponta do GP da Turquia depois, a sujeira veio à tona.
Continue readingPra quem pensa que vida de piloto é fácil
Alguém se atreve a fazer malabarismos em cima de uma bola suíça como Nico Rosberg?
Continue readingTurquia – classificação: Espanhóis viram a casaca
Para Martin Brundle, comentarista da BBC, inglesa, classificação será prateada e Alonso, azarão. “Não figurou no topo da lista de tempos em nenhum momento. Mas pela 1ª vez a Red Bull se sente ameaçada aos sábados, pela McLaren.” Era o indício de que, em alguns minutos, os italianos prefeririam arrancar o adesivo comemorativo dos 800 GPs de seus carros.
Continue readingMônaco – corrida: “Madre mia. Que medo! Melhor tirarem a câmera”
Sem querer desanimar, Galvão Bueno já vai falando que “em Mônaco, pole é meio caminho andado.” Barrichello decidiu não colaborar com o marasmo e ganhou 2 posições na largada. “Tá se especializando em largada. Que show de Rubinho!”, Galvão vibra e completa que “papel de Massa é esse mesmo, acompanhar os outros.”
Continue readingMônaco – classificação: “Eles têm que ir pra cima e parar de reclamar”
“A Ferrari vive drama”. É nesse tom que Galvão Bueno começa a transmissão. Os espanhóis também. “Não sei se eu conto ou deixo para você”, o apresentador Antonio Lobato se dirige ao comentarista Marc Gené. “Temíamos pela caixa de câmbio, mas foi muito pior. Fernando não vai disputar a classificação”, diz Lobato, com cara de enterro.
Continue readingEspanha – corrida: “E que Deus ilumine o Dunga”
As 3h de transmissão – sim! – na Inglaterra começam com a expectativa de lavada da Red Bull, mas o comentarista Eddie Jordan não perde a oportunidade de colocar um tempero na relação entre Rosberg e Schumacher. “Será que veremos a mesma história de Benetton e Ferrari, com Michael impondo-se com seu jeito de ser e seu esforço no desenvolvimento?”, pergunta Jordan.
Continue readingEspanha – classificação: “Joguem o duto F fora e copiem a Red Bull!”
Para espanhóis e ingleses, chegou a hora da verdade, em que vamos saber quem trabalhou melhor nas 3 semanas sem corridas. Na BBC, destacam a Mercedes. “Será esse o carro que vai salvar o ano de Schumacher?”, pergunta o repórter Ted Kravitz. Antonio Lobato, da La Sexta, está de olho na Red Bull. “Nos treinos eles estavam 8, 9 décimos na frente. Eles estão em outro planeta.”
Continue readingComo estaria campeonato na pontuação antiga
Pos | Piloto | Pts |
1º | Webber | 36 |
2º | Button | 35 |
3º | Hamilton | 34 |
5º | Vettel* | 32 |
4º | Alonso | 32 |
6º | Kubica | 28 |
7º | Massa | 26 |
8º | Rosberg | 26 |
9º | Schumacher | 13 |
10º | Sutil | 7 |
*Vettel trocaria de posição com Alonso porque tem um 3º posto a mais que o espanhol
Turquia: dia de brigas acirradas
A tensão de Hamilton no pódio, mesmo vencendo a 1ª do ano, mostrava que nem tudo havia sido flores na 2ª dobradinha da McLaren no ano.
Continue readingAté Turquia: posição média de chegada
Esse dado mostra como atua essa diferença de pontos do atual sistema.
Continue readingTurquia: 10 Voltas Mais Rápidas
Para quem estranhou o desempenho das Toro Rosso, Alguersuari e Buemi se beneficiaram do rendimento dos pneus novos depois da 2ª parada, assim como Petrov.
Continue readingMônaco: é duro perder dentro de casa
Os dados finais mostram uma diferença de apenas 6 milésimos entre os 2 na corrida, mas o gráfico mostra que o australiano adotava um ritmo forte logo após os safety cars e depois sustentava a diferença, ou seja, apertava quando queria.
Continue readingMônaco: 10 voltas mais rápidas
A McLaren, grande vencedora de Mônaco (tem 15 vitórias contra 8 da Ferrari), foi mais de 1s mais lenta na corrida. Seu melhor giro foi 76.219, a 1.027s de Vettel.
Continue readingEspanha: Alonso e Barrichello arrasam companheiros
Foi o 4º GP seguido em que Massa se classificou atrás de Alonso. A diferença média entre os 2 do Bahrein para cá é de 0,47s nos sábados. Na Williams, o ritmo de Hulk, que estava similar ao companheiro, despencou depois da 1ª parada.
Continue readingEspanha: 10 voltas mais rápidas
A primeira volta rápida que não é de Hamilton, Webber ou Alonso é a 23ª, de Nico Rosberg.
Continue readingCorridaça num Tilke
O irônico é que o arquiteto Tilke acertou exatamente no lugar errado. Ninguém aparece para ver as corridas na Turquia. O interesse local é zero e Istanbul Park fica em um local afastado e com estrutura pouco convidativa para o público.
Continue readingA hora é agora
Felipe Massa é o rei da Turquia. Teve por três vezes – de 2006 a 2008 – um carro competitivo por lá e venceu em todas elas. É um caso de encaixe quase inexplicável entre um circuito e um piloto, como Senna em Mônaco e Raikkonen na Bélgica.
Continue readingEles têm asas
Sempre ligaram o sucesso da Red Bull às curvas de alta. Na Espanha, quando colocaram mais de um segundo em todo mundo na classificação, isso se confirmou. Diziam, então, que em Mônaco seria diferente. Uma dobradinha depois, o que dizer agora?
Continue readingPatinhos feios
Seria chamado de louco quem dissesse, antes do início do ano na F-1, que, com quase um terço do campeonato cumprido, teríamos o inconstante Webber na frente do prodígio Vettel, o apagado Rosberg na frente do matador Schumacher e o burocrático Button na frente do espetacular Hamilton
Continue readingDos males, o menor
O mestre em contornar situações que levariam a uma pontuação zerada até agora é o caçula Vettel que, do alto de seus 22 anos, transformou dois possíveis abandonos em 27 pontos e é 3ª no campeonato. Sem eles, seria 8º.
Continue readingVida de retardatário
Nas ruas de Mônaco, cenas como essas se multiplicarão. Discute-se fazer a classificação em partes, mas na corrida não tem jeito. Quem quiser ganhar terá que enfrentar mais esse desafio.
Continue readingPneus x aerodinâmica
São os pneus os componentes mais sensíveis e os melhores indicadores de performance, já que são os únicos em contato com o solo. E as avaliações da Bridgestone após a corrida da China dão conta que as Ferraris e a McLaren de Button são os que tiveram menor degradação.
Continue readingProblemas de Massa são outros
Em 31 voltas, com os pneus em condições iguais, o espanhol abriu uma vantagem de 46 segundos, passou seis pilotos e chegou em 4º. Felipe superou apenas três e foi 9º. Durante toda a prova fez tempos, em média, 8 décimos mais lentos que o companheiro.
Continue readingLiberou geral
Pilotos não são cavalheiros, são mais, como diria Ron Dennis, animais competitivos que não conhecem limites. E, com eles atuando na pista e como comissários, a verdade é que está tudo liberado. Finalmente.
Continue readingQue venha a Espanha
O circuito da Catalunha é o local perfeito para encerrar as dúvidas, pois oferece mínimas chances de ultrapassagem e dificilmente chove. Quem for mais rápido lá, é porque tem o melhor carro.
Continue readingPerderam o respeito
Bater a molecada é novidade para o velho Schumi. E é difícil imaginar que o homem que reergueu uma Ferrari humilhada por duas décadas sem títulos não esteja à altura do desafio.
Continue readingMcLaren fazendo escola
Há um canal dentro do chassi que conduz o fluxo para a asa traseira quando o piloto tapa a entrada de ar com o joelho. Isso faz com que a asa ofereça menos resistência e gera um ganho de até 10km/h na velocidade final.
Continue readingSinal amarelo na Ferrari
Chegando na quarta prova do ano, Alonso utilizará seu quarto motor e Felipe, o terceiro. A maioria da concorrência está no segundo.
Continue readingÉ só usar a cabeça
Não é para tanto: é tarefa difícil encontrar quem acelere, brigue mais na pista que o campeão de 2008. Mas o campeonato desde ano não premia esse tipo de comportamento.
Continue readingRed Bull de salto alto
O carro que herdou tanto a velocidade, quanto a fragilidade do antecessor, tem uma qualidade imprescindível: mantém a altura em relação ao solo na classificação – com o tanque vazio – e na corrida – com mais 160kg de peso.
Continue readingUma nova chance
O único cenário em que as ultrapassagens são possíveis na F1 hoje: pneus com compostos ou níveis de desgaste diferentes.
Continue readingIgualdade na Ferrari
É só lembrar em que Ferrari Schumacher chegou, bicampeão, em 1997: sem títulos desde 1979 e desorganizada. O alemão trouxe profissionais da Benetton, entre eles Ross Brawn, e fez a equipe voltar aos títulos, por cinco vezes. O prestígio do heptacampeão na Scuderia é algo sem precedentes e que provavelmente não se repitirá.
Continue readingFaltaram as ultrapassagens
Os pneus devem ter níveis de performance mais próximos para encorajar as equipes a arriscarem na estratégia e impedir que os treinos de classificação continuem melhores que as corridas.
Continue readingPilotos terão mais valor
“Essa temporada deve ser eletrizante. Se não for, é porque fizemos algo muito errado”. A frase do atual campeão, Jenson Button, ilustra a expectativa para 2010 na F1.
Continue readingA estreia de Bruno Senna
Correndo pela recém-formada HRT, a tarefa de Bruno será tão difícil quanto a do público brasileiro, que terá que se acostumar a ver o sobrenome Senna lá atrás.
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