A Globo pode se defender dizendo que é muito mais caro para uma emissora brasileira enviar uma equipe do tamanho do que têm La Sexta, Rai, RTL e BBC, até porque a maioria das corridas é realizada na Europa. Ok, mas eles já têm 1 narrador, 2 comentaristas, 1 produtor, 1 repórter e 1 cinegrafista, pelo menos. Será impossível fazer 2 ou 3 matérias especiais por final de semana e, entre uma e outra, colocar Burti e Reginaldo para apresentar e comentar antes da corrida?
Continue readingOs próximos 4 rounds da luta pelo título
Com seu duto aerodinâmico, de longe o mais desenvolvido do grid, a McLaren deve voar nos setores 1 e 3 da pista, e ser muito lenta no 2º. Esse é território Red Bull, carro excelente em mudanças de direção e curvas de alta. Resta saber o que prevalecerá. A Ferrari não é nem tão boa de reta quanto a McLaren, nem tão boa de curva de alta como a Red Bull. Por outro lado, não perderá tanto rendimento em nenhuma porção da pista e estará por perto.
Continue readingO que dizer da volta de Schumacher?
Qualquer esportista que fique 3 anos parado terá problemas para voltar ao alto nível. Principalmente encararando alguns garotos com até metade de sua idade. No automobilismo, pior ainda, pois depende diretamente do carro. Mas a maioria achou que Michael Schumacher estaria acima disso.
Continue readingA vida secreta de Hamilton
O que será que o vice-líder do campeonato anda fazendo por aí? Recuperando obras de arte roubadas de seu amigo Thierry Henry, é claro!
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Concorrentes ao título: Fernando Alonso
Já aconteceu de tudo um pouco com Fernando Alonso neste seu 1º ano de Ferrari. Herdou a vitória com uma falha mecânica de Vettel; bateu na 1ª curva e subiu de último para 4º, mesma posição de conseguiu depois de um drive through por queimar a largada; estourou o motor a uma volta do final depois de guiar sem parte da embreagem a corrida toda; lucrou com a quebra de Hamilton para ser 2º em casa; viu seu excesso de confiança acabar nos muros de Mônaco e depois recuperou 18 posições na corrida; perdeu uma chance de vitória em meio a retardatários; esteve na hora errada e no lugar errado quando o Safety Car entrou na pista; ao não devolver uma posição, perdeu 14 nas mãos dos comissários e, para fechar com chave de ouro – faltando ainda 7 corridas! – está, de novo, no meio do escândalo do momento.
Continue readingConcorrentes ao título: Jenson Button
Button é o mineirinho do campeonato. Na surdina, vai aproveitando as oportunidades que surgem, especialmente em provas taticamente complexas, e mira nos “big points”. Foi assim no começo da temporada, quando fez a leitura correta em corridas com períodos na chuva e no seco – já havia feito isso na Hungria, em 2006, palco de sua 1ª vitória – e ganhou na Austrália e na China logo de cara. Foi assim na metade da temporada: quando a McLaren foi dominante, fez 3 pódios seguidos.
Continue readingConcorrentes ao título: Sebastian Vettel
Vettel seria a aposta certeira ao título de 2010. Sentado no melhor carro, extremamente veloz, fruto do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull. Mas tem mostrado uma faceta que até esse ano a F1 não tinha visto: sob pressão, erra. E está longe de ser dos mais decididos quando tem que ultrapassar – reputação recuperada, em parte, na Inglaterra.
Continue readingConcorrentes ao título: Lewis Hamilton
Há quem diga que seja trauma ou ideia fixa, mas Alonso vem dizendo desde o início da temporada que o homem a ser batido é Lewis Hamilton. Os resultados dão razão ao espanhol. Depois de um começo em que os pontos não vinham por circunstâncias que fugiam um pouco de seu controle – estratégia errada na Austrália, falha da equipe na classificação na Malásia e quebra na Espanha –, Lewis emplacou uma sequência de 4 pódios, sendo 2 vitórias, e tomou a ponta da tabela. Com o mau rendimento do carro nas últimas provas e, principalmente, outra quebra na última corrida, perdeu a liderança do campeonato. A diferença para Webber, no entanto, é de apenas 4 pontos.
Continue readingConcorrentes ao título: Mark Webber
Num sistema de pontuação que beneficia o vencedor, Mark Webber, com o dobro de triunfos dos concorrentes, tem apenas 4 pontos de vantagem. Isso, devido a pelo menos 3 erros seus: nas classificações do Bahrein (levou 1.183s de Vettel) e da Alemanha (se perdeu logo na curva 1 e abortou a última volta) e na corrida da Austrália, quando encheu a traseira de Hamilton nas voltas finais. E ainda tem uma parcela de culpa no acidente de Valência com Kovalainen – pra que pegar um vácuo tão longo num carro tão mais lento?
Continue readingFerrari à prova de balas
A Ferrari pode não ser o carro mais rápido do grid, mas é, de longe, o mais fiável. Os carros vermelhos só não completaram 3 voltas no campeonato todo! E se lembrarmos que o único problema foi com o motor de Alonso na Malásia, na 3ª etapa do ano, e que os italianos identificaram e solucionaram a falha, isso dá bastante confiança para as últimas 7 provas.
Continue readingEconomia burra
Todos reclamam se um jogador de futebol falta ao treino. Pois é, na F-1, é proibido treinar. Não falo do preparo físico, que chega a durar oito horas na pré-temporada, mas da pilotagem em si. Visando a economia, os testes são limitados a 15 dias, no início do ano.
Continue readingEstreando na F1 na raça
É difícil começar na F1 nos dias de hoje. Não há testes, os carros são nervosos e já não têm tantas ajudas eletrônicas, o formato da classificação põe à prova os nervos de qualquer um e o cenário econômico é complicado, o que aumenta a pressão por resultados e cria problemas com patrocinadores. Os 6 estreantes de 2010 sofreram bastante no início, mas estão melhorando, especialmente os que têm carro para isso.
Continue readingQuer passar? Vai pelo muro
O mundo caiu em cima de Schumacher depois da manobra em cima de Barrichello no GP da Hungria. Não é a 1ª vez que isso acontece e o sentimento geral é de que não será a última, mas é curioso ver como atitudes semelhantes têm passado despercebidas.
Continue readingSchumi dando uma de cowboy
A repórter da BBC Lee McKenzie enfrentou ninguém menos que Michael Schumacher num concurso beneficente de equitação. O evento foi realizado pela mulher de Michael, Corinna, no rancho do casal, na Suiça. Cavalos à parte, é impressionante o foco do piloto: não posso me contentar em vencer uma corrida, fazer um pódio. O objetivo é ser campeão do mundo.
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Ordens de equipe por ingleses e espanhóis
Enquanto a espanhola La Sexta busca justificativas para as ações da Ferrari, apoiando-se no fato que as ordens são naturais e deixando de citar que são proibidas, os ingleses se perguntam: já que a regra é falha por princípio, o que fazer com ela?
Continue readingBox this lap: a dura vida dos estrategistas
Aos poucos, as equipes se adaptam às possibilidades das estratégias dentro das regras deste ano. Não por acaso, o que foi uma procissão do Bahrein, com todos seguindo a mesma – e segura – receita, foi se transformando no decorrer da temporada.
Continue readingConcurso de popularidade
Foi Fernando Alonso quem disse certa vez que é fácil ser simpático andando no fundo do pelotão. E a votação de um site especializado em F1, que teve em 2010 sua 2ª edição, comprova isso.
Continue readingE não é que Vettel mentiu?
A FOM, que anda cruel nos seus race edits que disponibiliza no f1.com, entregou mais um: Sebastian Vettel. O alemão fez uma cena no pódio, questionou o pobre Jo Bauer e justificou o fato de estar longe de Webber na relargada a uma falha no rádio. Disse que não sabia que o Safety Car entraria naquela volta.
Continue readingMelhora ou piora pra Ferrari?
Por mim, dá na mesma. Parece que Massa demorou – intencionalmente ou não – para entender o código.
Continue readingÉ só o começo
A revolta com a Ferrari na Alemanha tem, em parte, a ver com a transmissão. Em 2008, no mesmo circuito, também no meio do campeonato, Kovalainen, então na McLaren, recebeu instrução idêntica de Ron Dennis e abriu para Hamilton. Mas ninguém ouviu qualquer mensagem embaraçosa ou viu o gráfico que evidenciava a falsidade da manobra. Passou batido.
Continue readingHungria – corrida: A versão ‘oficial’ de Galvão
Nunca na história da F1 um campeonato chegou à 12ª etapa com 5 claros concorrentes ao título e, por mais que Galvão Bueno faça campanha na Globo para a exclusão da Ferrari e pela redenção do Felipe ‘chuta o balde’ Massa, era isso que estava em jogo no domingo. Na La Sexta e na BBC, a previsão, com as McLaren atrás, era de que tudo terminasse ainda mais embolado. “A Ferrari tem o piloto, a McLaren tem os pontos e a Red Bull tem a velocidade”, resumiu Martin Brundle, ex-piloto que comenta na BBC.
Continue readingMassa x Alonso: a resposta na pista
Felipe Massa passou o final de semana todo dizendo que não era 2º piloto, mas, dentro da pista, pouco fez para mostrá-lo. Mais de 3 décimos atrás do companheiro na classificação, foi ultrapassado por Hamilton nos boxes, mas não chegou perto de pressionar o inglês, mesmo que a Ferrari tenha sido mais rápida que a McLaren todo o final de semana.
Continue readingSenna x Yamamoto: levar volta do companheiro, não dá
Os 6 carros das equipes novas completaram a corrida da Hungria. Os Hispania tiveram, como sempre, uma corrida solitária, tentando não atrapalhar ninguém, mas a performance de Bruno Senna foi impressionante.
Continue readingDe la Rosa x Kobayashi: o melhor do ano
A Sauber conseguiu colocar seus 2 carros nos pontos pela 1ª vez em 2010. Isso, justamente num circuito de curvas lentas, onde o carro tinha sofrido em etapas anteriores. Para De la Rosa, tudo começou com uma classificação impressionante, em 9º, valendo-se das pequenas diferenças que definiram o Q2 e de sua experiência para ficar longe do tráfego que deixou seu companheiro no Q1. Mantendo-se longe de problemas, se beneficiou dos abandonos de Hamilton, Kubica e Rosberg. Mesmo sendo passado por Hulkenberg na largada, foi o 7º.
Continue readingCadê o Massa?
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Hungria: curiosidades e estatísticas
Foi um dia de aniversários bem comemorados. Além dos 25 anos da corrida na Hungria, os 100 GPs da Red Bull foram celebrados, se não com a esperada dobradinha, com uma vitória que muito teve a ver com o rendimento do carro. Tirando o drive through de Vettel – que afirmou não ter percebido que o Safety Car entraria nos pits naquela volta, pois estava sem rádio –, dominaram todos os treinos, fecharam a 1ª fila pela 6ª vez no ano e tomaram de volta a liderança em ambos os campeonatos.
Continue readingQuantos motores foram usados após a Hungria
– Será interessante ver como serão manejados os motores para Spa e Monza. É possível que Ferrari e Vettel, que já fizeram 2 corridas com o 6º motor, utilizem o 7º para essas provas e retornem ao que têm usado em Cingapura.
Continue readingPontuação após Hungria
Em 2 corridas, Alonso tirou 17 pontos da liderança e transformou o campeonato, definitivamente, em uma disputa entre 5 pilotos. Com a queda da McLaren, Webber e Vettel começam a colocar ordem na casa, mas ainda sem demonstrar muita firmeza – ninguém duvida que eles podem colocar os pés entre as mãos em breve. Nos prateados, se Button continuar dificultando para si mesmo, a McLaren não vai ter trabalho para decidir seu primeiro piloto. Já a Red Bull não pode dizer o mesmo. Pela pontuação antiga, 9 pontos separariam o 2º do 5º.
Continue readingHungria – corrida: campeonato embolou de vez
Parece que a F1 é viciada em polêmicas. E, assim, de jogo de equipe ferrarista para jogo de equipe da Red Bull, o campeonato é o mais apertado e imprevisível da história. Mesmo com um carro imbatível, corridas não são concursos de velocidade, e a Red Bull ficou, de novo, sem uma dobradinha lógica.
Continue readingHungria – classificação: Só besteira na largada salva
E não é que num circuito travado a vantagem da Red Bull foi maior que a do altamente aerodinâmico de Barcelona? A distância já era óbvia desde os treinos, mas se tornou absurda na hora H. A única chance das Ferrari, mesmo que tenham um ritmo de corrida bom, é apostar em mais uma trapalhada de Vettel na largada.
Continue readingHungria – treinos livres: Red Bull e… Ferrari na frente
Os pilotos da Red Bull ficaram a 0.5s de Alonso. Alonso, por sua vez, a 0.6s do resto. É bom lembrar que Hungaroring é a pista em que o combustível faz mais diferença no ano – cerca de 0.08s por volta. Como o setor em que o peso mais influi era o 2º, justamente onde a Ferrari perdia, é plausível imaginar que eles estavam mais pesados. Julgando pelo comportamento dos carros, Red Rull e Ferrari estão, sim, muito mais no chão que a McLaren. O tráfego complicou também, principalmente quando os pilotos testaram o pneu macio.
Continue readingA aposta da Ferrari
O que aconteceu na Alemanha mostrou o que a maioria já tinha percebido, que a Ferrari aposta todas suas fichas em Alonso, mas tirou o foco da forte reação que a equipe italiana mostrou em Hockenhein. O carro, que já era bom em pistas com curvas de baixa, como Mônaco e Canadá – Alonso era aposta certeira para a pole no principado e foi 3º porque se atrapalhou com retardatários em Montreal –, é o que mais evoluiu nas últimas 3 provas.
Continue readingAlemanha – corrida: “É a Ferrari errada que está na frente”
“A grande mudança no campeonato está prestes a começar”, anuncia Antonio Lobato na La Sexta, esperando, enfim, a ‘remontada’ que a Ferrari ensaia há mais de 1 mês. A expectativa é a mesma na Globo e na BBC, que vê a prova como um duelo direto entre Alonso e Vettel.
Continue readingFerrari e Red Bull estão uma asa à frente
Um caminho que os engenheiros buscam para tirar o efeito das asas na reta é a flexão. Se o fluxo de ar fizer com que as asas fiquem mais planas e gerem menos resistência, melhor. Esse é o princípio do duto de ar da McLaren, assim como da nova – e polêmica – asa dianteira que Red Bull e Ferrari, não coincidentemente, os carros que dominaram na Alemanha.
Continue readingHá algo além da imagem de Massa em jogo – opinião da imprensa britânica
Muito foi escrito e dito nos últimos dias sobre a polêmica da inversão de posições no GP da Alemanha. Em geral, os brasileiros não perderam tempo em evocar a prova da Áustria, em 2002, e decretar o suicídio de Massa. Quem não o fez, como Felipe Motta, viu seu blog inundado de indignação.
Continue readingÉ o chefe quem manda – ordens de equipe que marcaram
Schumacher liderava o campeonato – ganhara 4 das 5 primeiras provas –, o carro era imbatível, mas mesmo assim Jean Todt achou que os 4 pontos que Michael levaria a mais se ganhasse a prova fariam falta no final e ordenou a troca de posições com Barrichello, que dominara todo o final de semana. Schumacher ganhou o campeonato por 144 a 77 e a Ferrari, por 221 a 92. A Ferrari foi multada em US$ 1 milhão, metade porque Schumi trocou de lugar com Rubens no pódio. Foi o episódio que desencadeou a regra que ninguém cumpre e que obriga a encenações bobas. Impossível comparar com o que aconteceu na Alemanha.
Continue readingAlonso x Massa: pra que simplificar?
A distância para Alonso era de 1.5s, diferença que caiu pela metade após o espanhol parar antes do brasileiro, estratégia que pode ser explicada como uma reação à parada de Vettel – ou seja, a intenção era manter a dobradinha. Mas eles certamente não ficaram desapontados se seu piloto mais bem colocado no campeonato tivesse saído na frente.
Continue readingMercedes e Williams: duelos apertados
Os alemães esperavam se classificar na 3ª fila, brigando com as McLaren, mas Schumacher acabou ficando no Q2. Rosberg passou por 8 milésimos e só conseguiu largar à frente de Hulkenberg porque nenhum dos Williams melhorou o tempo na última parte da classificação.
Continue readingEstatísticas e curiosidades do GP da Alemanha
Numa corrida um tanto melancólica depois de más largadas, a Williams atingiu a marca de 100 provas sem vencer. A última vitória foi de Montoya, em 2004, no GP do Brasil.
Continue readingQuando motores foram usados após a Alemanha
No final da corrida, o engenheiro de Alonso o alertou “cuide do motor porque vamos precisar bastante desse amigo”. E como. As Ferrari chegam ao 6º motor dos 8 que o regulamento permite – e faltam 8 corridas, sendo pelos menos duas “assassinas” na propulsores – Spa e Monza.
Continue readingO velho fantasma
Em uma temporada de F-1, disputa-se dois campeonatos: pilotos e construtores. Quem vai para a pista tem que somar pontos para seus patrões e fazer melhor que seu colega de trabalho. Estão nas mãos dos chefes, que querem tudo, menos que ambos tirem pontos do time. Está na cara que uma hora todos esses comprometimentos serão colocados à prova.
Continue readingCampeonato após Alemanha – pontuação nova e antiga
Traduzindo o campeonato para a pontuação à qual estamos mais acostumados, 17 pontos separam Hamilton, 1º, de Alonso, 5º. Nada mal. Dá para perceber que a nova pontuação premia a regularidade de Button, que fica na frente do mais vitorioso Webber. E como será a próxima corrida na Red Bull, com ambos os pilotos empatados?
Continue readingNada mal para um 2º piloto – parte 2
E mais uma vez vimos uma corrida decidida da maneira que ninguém quer ver, mas da qual ninguém consegue escapar. Pensando no campeonato, a Ferrari não tinha muita escolha, já que todos seus esforços de desenvolvimento estão focados na única possibilidade que a equipe tem de ganhar alguma coisa esse ano: o campeonato de pilotos com Alonso. Eles não podiam nem ter arriscado uma briga que tirasse ambos da pista, nem ver o espanhol fazer 7 pontos a menos. Podiam, sim, ter invertido as posições de maneira menos amadora.
Continue readingLuta entre companheiros na classificação
Button | 4 x 7 | Hamilton |
Schumacher | 2 x 9 | Rosberg |
Vettel | 6 x 5 | Webber |
Massa | 3 x 8 | Alonso |
Barrichello | 8 x 3 | Hulkenberg |
Kubica | 11 x 0 | Petrov |
Sutil | 9 x 2 | Liuzzi |
Buemi | 9 x 2 | Alguersuari |
Kovalainen | 5 x 6 | Trulli |
Senna | 1 x 0 | Yamamoto |
De la Rosa | 6 x 5 | Kobayashi |
Glock | 10 x 1 | Di Grassi |

Diferenças hoje
Button x Hamilton: 0.139s
Rosberg x Schumacher: 0.008s
Vettel x Webber: 0.556s
Alonso x Massa: 0.497s
Barrichello x Hulkenberg: 0.230s
Kubica x Petrov: 0.108s
Sutil x Liuzzi*: 2.732s
Alguersuari x Buemi: 0.386s
Trulli x Kovalainen: 0.717s
Senna x Yamamoto: 1.252s
Kobayashi x De la Rosa: 0.466s
Glock x Di Grassi*: –
* Di Grassi (com problema de câmbio) e Liuzzi (que bateu) praticamente não treinaram, portanto o tempo pouco diz.
Alemanha – classificação: Vettel e Alonso em outra liga
E por 2 milésimos a Ferrari não conseguiu chegar a sua 1ª pole em quase 2 anos. Veio-me à cabeça a decisão do campeonato de 1997, quando Schumacher, Villeneuve e Frentzen fizeram o mesmo tempo pela pole. A pista mais curta ajudou, mas é inegável que a Ferrari chegou.
Continue readingMassa nasceu de novo?
Amanhã faz um ano que Felipe Massa sofreu o acidente que fez muitos se perguntassem se ele voltaria a ser o mesmo. E alguns continuam perguntando.
Continue readingAlemanha – treinos livres: Ferrari chega junto
O panorama não mudou muito em relação a Silverstone. A Ferrari parece mais próxima, mas os long runs do Red Bull foram os mais fortes. A Mercedes aparece bem e a McLaren continua com problemas. Especialmente Hamilton, que só deu 10 voltas na 2ª sessão por conta da batida. A Williams continua sua evolução, andando perto da Renault.
Continue readingAlguém acha que ele volta?

Um grande piloto, um tipo que faz falta. Onde será que ele estaria agora? Teria a vaga de Button? O campeão teria ficado onde estava e não teríamos Schumacher? Seriaa melhor ter Kimi e não esse Schumi que estamos vendo?
Perguntas difíceis. Mais fácil é apostar. Kimi não volta. Tem andado muito bem no rali, uma categoria completamente diferente, o que só mostra o quanto a F1 perdeu por ser tão fresca.
Os melhores momentos do rádio na F1
10 Raikkonen: “Don’t talk to me in the middle of the corner!”
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Talvez esse seja o momento de maior emoção de Kimi Raikkonen no volante de um F1. Primeiro, a transmissão da sessão de livres do GP da Malásia de 2009 mostra o finlandês perdendo o controle de sua Ferrari, depois recupera-se o rádio: “não fale comigo no meio da curva”, diz o campeão de 2007 para o engenheiro Andrea Stella.
9 Alonso: “I don’t want to know”
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Essa foi outra para Stella. GP da Austrália de 2010. São as últimas voltas da prova e Alonso está com os pneus no osso. Atrás dele, Hamilton, com borracha nova, vem tirando a diferença. O engenheiro de pista da Ferrari informa que a distância vem caindo… 3s, 2.5s… até que o espanhol se cansa: “Eu não quero saber!”. Depois da prova, acrescentou: “ele chegaria quando teria que chegar, eu não tinha o que fazer.”
8 Montoya: “Oh dear…”
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Um desentendimento linguístico impagável, que só poderia ter vindo de Montoya. O engenheiro alerta para que ele tenha cuidado com um veado na pista. Um deer, em inglês. O colombiano não entende e responde “oh! Dear”. Logo o engenheiro diz que ele tem que procurar por uma espécie de “cavalo com chifres” na pista e evitar a colisão. Essa foi durante o GP da Áustria de 2001.
7 Schumacher: “Give Corinna a big kiss for me”
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Quem disse que os alemães não têm sentimentos? Schumacher acabara de conquistar seu 1º título com a Ferarri, tirara os italianos de uma fila de 21 anos. Um aliviado Schumi até pede para que dêem um grande beijo em sua esposa por ele.
6 Todt: “Rubens, let Michael pass for the championship”
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Nessa época, Ferrari e McLaren não permitiam que suas comunicações via rádio fossem transmitidas, e aqui temos um claro motivo do porquê. Faltando 1 volta para o final do GP da Áustria de 2001, o então chefe da Scuderia, Jean Todt, pede a Barrichello que deixe Schumacher passar pelo campeonato. Era a ordem para uma das cenas mais tristes da história da categoria. Ainda mais porque era a 6ª corrida de 17 e Schumi liderava a tabela por 42 a 38 sobre Coulthard. No final, o alemão ganharia por 123 a 65 do escocês!
5 Webber: “Not bad for a number 2 driver”
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Essa já entrou para os momentos clássicos do rádio da F1. No último treino livre do GP da Inglaterra de 2010, a asa dianteira estava mal montada e se solta do carro de Vettel. Só há 2 asas novas. A Red Bull decide, então, tirar a asa do carro de Webber e dá-la ao alemão, que faz a pole, mas tem um pneu furado na 1ª volta da corrida. Webber vence e, ao receber a parabenização do próprio chefe que o prejudicou, manda “nada mal para um segundo piloto.”
4 Barrichello: “Don’t make me laugh”
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Guiando uma péssima Honda no GP da Turquia em 2007, Jock Clear, engenheiro de Barrichello, informa que Button, seu companheiro, diz que está tirando 2s por volta, num claro sinal de que o brasileiro deve deixá-lo passar. Rubinho responde: “não me faça rir.”
3 Hamilton: “Fricking terrible idea!”
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Dá para entender a frustração de Hamilton no GP da Austrália de 2010. Ele tinha largado em 11º e escalado até o 3º posto quando foi chamado para o box. A equipe esperava que os outros fizessem o mesmo, mas Kubica e as Ferrari não o seguiram e o inglês caíra para 5º. Pior, via seu companheiro próximo da 1ª vitória na equipe. Além de imaginar por que ele tinha que ter parado e Button, não – ficou claro que seus pneus estavam piores que os do campeão de 2009 – começou a caçar as bruxas. Pelo rádio. “Quem decidiu isso? Foi uma péssima ideia”.
2 Montoya: “Räikkönen, what a ******* idiot”
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Não foi exatamente o cartão de visitas que seu futuro companheiro de equipe esperava. Montoya, ainda na Williams, vinha em volta rápida até que encontrou a McLaren de Raikkonen mais lenta na chicane da bus stop, em Spa-2002. A reação do colombiano foi imediata: “Que idiota esse Raikkonen.”
1 Rob Smedley: “Felipe baby, stay cool”
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Não deve ter sido fácil guiar naquela tempestade da Malásia, em 2009, e dá para entender o desespero de Massa, que não conseguia ver nada e pedia por um visor transparente. Mas o carinho com que seu engenheiro de pista, o inglês Rob Smedley, o tratou fez desse momento o mais clássico das comunicações via rádio na F1. É difícil imaginar outra combinação piloto-engenheiro tendo essa conversa: “Bebê Felipe, fique calmo. Estamos trazendo seu visor.” A história rendeu até uma música, chamada “Felipe Baby”.
Promessa de uma corrida daquelas
Para complicar, está prevista chuva para sexta e sábado, o que deixaria a pista sem aderência para os pneus super macios no domingo. Para a corrida, inclusive, a previsão é de 22ºC, ou seja, pouco para o pneu duro.
Continue readingAinda dá para Alonso?
Antes do início da temporada, ele era o favorito de muitos. Na metade do campeonato, é o 5º colocado, 47 pontos atrás do líder. Mas Fernando Alonso tem certeza de que pode chegar. E tem razão.
Continue readingPilotos votam nos melhores
O jornal alemão Bild fez uma votação entre os pilotos – apenas as duplas da Williams e da Renault não participaram – sobre vários temas. As respostas eram sigilosas e o sensacionalista diário manchetou que Hamilton foi considerado o mais antipático entre os colegas.
Continue readingInglaterra – corrida: simplesmente desproporcional
A transmissão da BBC começa de maneira bem familiar aos brasileiros: “em lugar nenhum do mundo se tem uma torcida como essa”, vibram os ingleses com a manutenção da prova em Silverstone. Em meio à decepção com a performance da McLaren, se voltam para a confusão das asas da Red Bull.
Continue readingSobrevivente, de novo
São Paulo, dia 2 de novembro de 2008. Na disputa do título, o inglês Lewis Hamilton e o brasileiro Felipe Massa. Na rabeira, pilotando uma sofrível Honda, o inglês Jenson Button e o brasileiro Rubens Barrichello. Para os especialistas, Button era um azarado, nunca esteve no lugar certo na hora exata, e Rubinho, um aposentado em atividade.
Continue readingFIA x Ferrari: round 2
A punição de Fernando Alonso no GP da Inglaterra ainda dá o que falar. Depois do diretor de prova, Charlie Whiting, dizer que avisou três vezes a Ferrari que o espanhol deveria devolver a posição a Kubica por ter tido vantagem sobre o polonês, dando a entender, ou o piloto, ou a equipe, desafiaram a FIA, os italianos responderam por meio da jornal Gazetta dello Sport.
Continue readingInglaterra – classificação: Ingleses resignados com a McLaren
Ondulações à parte, todos estavam felizes em continuar em Silverstone depois de mais de um ano de incerteza. Com arquibancada lotada e uma parte nova, a “verdinha” para Luis Roberto, na Globo, os ingleses só não esperavam ver a McLaren tão atrás. “A F1 volta à casa do automobilismo britânico. A plateia espera uma ótima performance da McLaren, mas as atualizações que eles trouxeram não funcionaram e eles tiveram que voltar à configuração antiga”, o narrador Jonathan Legard começa a transmissão. “O carro deles é muito baixo e isso não deu certo junto do escapamento que joga os gases no difusor”, explica o comentarista Martin Brundle.
Continue readingBarrichello x Hulkenberg: botando as mangas de fora
Estreando os escapes no estilo Red Bull, a Williams teve uma corrida forte em casa e conseguiu, pela 1ª vez no ano, pontuar com ambos os carros.
Continue readingSchumacher x Rosberg: mais uma lavada
Schumacher teve outra corrida para esquecer na Inglaterra. Normalmente, quando vemos uma diferença grande entre os pilotos na classificação – como no caso de Alonso e Massa, Hamilton e Button – ela tende a se dissipar durante a corrida, dando razão à explicação de que o piloto mais lento não conseguiu tirar o máximo do carro em uma volta no sábado.
Continue readingVettel x Webber: muito barulho por nada
Muito se falou da asa dianteira que a Red Bull tirou do carro de Webber e colocou no do preferido Vettel, mas a peça que fez diferença na corrida foi a asa de Hamilton, que com um leve toque na 1ª curva acabou com a corrida de Vettel e toda a estratégia da Red Bull de colocar seu pupilo na liderança do campeonato.
Continue readingInglaterra: estatísticas e curiosidades
Este é o segredo da liderança de Hamilton: maior número de pódios e não de vitórias, como seria de se esperar pelo novo sistema de pontuação.
Continue readingBarrichello em programa de carros inglês
Essa é para quem ainda menospreza o Rubinho, que não é campeão do mundo por outros fatores – decisões erradas na carreira, algumas oportunidades perdidas -, não por não ser bom piloto.
Continue readingCampeonato após Inglaterra – pontuação nova e antiga
Para quem acha que o campeonato apertado é resultado da nova pontuação, Webber e Hamilton estariam empatados se a pontuação antiga tivesse sido mantida – com o australiano na frente por ter mais vitórias. Button cairia para 3º e Vettel e Rosberg também estariam empatados, em 4º – com o piloto da Red Bull na frente.
Continue readingNada mal para um 2º piloto
E parece que, pra fazer Webber andar, é só desafiá-lo. E pra fazer Vettel errar, é só colocar Webber na frente dele. A Red Bull alimentou um problema interno sem qualquer necessidade ao tirar a asa dianteira nova do carro do australiano e dar para o queridinho alemão, que fez de tudo pra se manter na frente do companheiro na largada e acabou com um pneu furado.
Continue readingOs Red Bull não estavam iguais
No treino da manhã de hoje, Vettel danificou sua nova asa dianteira. Como a Red Bull só tinha duas delas, decidiu colocar a única que restava no carro do alemão para a classificação. Webber, é claro, não gosto nada disso.
Continue readingInglaterra – Classificação: Eles continuam voando
O chefe da Red Bull, Christian Horner, já havia avisado: colocar os escapes soprando dentro do difusor não é o segredo da Red Bull. Se alguém duvidava, Vettel colocou 8 décimos no concorrente mais próximo, Alonso.
Continue readingInglaterra – treinos livres: Red Bull sobrando
A decepção ficou por conta da McLaren, que estreava seu pacote que copia o escape da Red Bull. Parece que ainda não funciona muito bem. Hamilton ficou mais tempo fora do que dentro da pista com os pneus moles, tinha o carro muito nervoso e não conseguiu uma boa volta rápida.
Continue readingQuinta-feira movimentada em Silverstone
Bruno Senna não pilotará o GP da Inglaterra. Ele será substituído pelo japonês Yamamoto, provavelmente por questões financeiras. Um piloto medíocre, que nada acrescenta. Falaria o mesmo se fosse Chandhoko substituído. Sem comentários.
Continue readingShow de Red Bull covers
Depois da profusão de dutos de ar, cópias da McLaren que estão longe de dar o mesmo resultado que os dos prateados, a nova moda é reproduzir os escapamentos da Red Bull. Ao invés dos gases saírem no local tradicional, são direcionados para a parte de baixo do carro, juntando-se ao ar que passa pelo difusor. Em inglês, ficou conhecido como blown diffuser, algo como difusor soprado, justamente porque é a união da liberação desses gases quentes do escapamento, que atrapalham a aerodinâmica, com o caminho deliberado pelo difusor.
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